Maranhão sedia o 15º Encontro Nacional da União por Moradia Popular

Foto: Divulgação

Com a previsão de um público de mais de 600 delegados, de 20 Estados, o Maranhão irá sediar o 15º Encontro Nacional da União por Moradia Popular, que ocorre de 24 a 27 de agosto na Fetaema. Eleitos por meio de plenárias e encontros os representantes dos Estados terão uma programação intensa que irá de formação política à visita aos projetos de moradia autogestonários da União Estadual do Maranhão.

Com o lema “Em Defesa da Democracia e da Mãe Terra, Não Abrimos Mão da Autogestão”, o Encontro tem por objetivo discutir a atual conjuntura política do país, por meio de temas que dizem respeito à atuação pública e política do movimento por moradia popular.

“Esse Encontro deveria ter acontecido em 2020, mas devido a Pandemia da Covid-19, só foi possível esse ano, o que para nós é uma imensa satisfação, visto a eleição do Lula, o que nos permitiu respirarmos ‘ares’ mais democráticos. E a proposta do Encontro é justamente essa discutir a produção de moradia por meio da autogestão, capaz de garantir a participação popular, alicerce fundamental do ambiente democrático”, destaca, Jose de Abraão, coordenador da União Nacional por Moradia Popular.

Já para Creuzamar de Pinho, coordenadora estadual da União Por Moradia do Maranhão, o 15º Encontro, garante uma efetiva participação dos militantes que constroem o movimento nacional pela moradia popular. “`Para nós, esse encontro marca a nossa construção coletiva por um país mais democrático e participativo, temos uma enorme responsabilidade em retomarmos os nossos projetos por mais moradia digna para a população, pois, como se sabe, a moradia é a porta de entrada para os direitos humanos”, concluí.

Durante os três dias de evento, estarão presentes representantes de diversos setores sociais engajados nos processos de garantia e luta pelo direito à moradia como o Secretário Nacional de Participação Popular, Renato Simões; o Secretário Nacional de Econômia Solidária, Gilberto Carvalho; a arquiteta e urbanista, consultora da presidência da Caixa Econômica Federal, Eleonora Mascia; e Anne Moura, Secretária Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores.

O 15º Encontro Nacional ocorrerá na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores do Estado do Maranhão, localizado no bairro do Araçagy. O início do Encontro será marcado com uma caminhada pelo centro de São Luís, previsto para ocorrer às 15h, na Praça Deodoro e a abertura oficial às 19h, já na Fetaema.

SERVIÇO

O que: 15º Encontro Nacional de Moradia Popular

Quando: 24, 25, 26, 27 de agosto de 2023

Onde: Cesir Fetaema – R. Urucutiua, nº 11 – Araçagy, São José de Ribamar – MA

Contato: Mariana Moura: 98 982143447 | Cecília Bacha: 11 98548-7374

 

Posts recentes:

Arquivos