Feliz Natal a todos e uma breve retrospectiva de 2020

Desejamos a todos um Feliz Natal e que nossa estrela militante nos guie em busca da justiça e do combate às desigualdades sociais.

Diretório Municipal do PT São Paulo

2020: Pandemia exigiu fortalecimento das formas digitais de fazer política

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do covid-19. O PT, assim como demais instituições, adaptou as formas de atuação: reuniões, plenárias, atos e manifestações tiveram que ocorrer no modo online.

O partido iniciou o ano realizando plenárias com a militância de todas as regiões da cidade para apresentar os candidatos que desejavam concorrer à prefeitura de São Paulo pelo PT. Em um primeiro momento participaram Alexandre Padilha, Carlos Zarattini, Eduardo Suplicy, Jilmar Tatto, Kika da Silva e Nabil Bonduki. Foram realizados 14 debates presenciais no período entre o final de janeiro, fevereiro e início de março.

Em fevereiro também foi realizada a festa e ato de aniversário de 40 anos do PT, na quadra do Sindicato dos Bancários, no centro de São Paulo.  O evento que ocorreu no dia 29/02 contou com a presença do Haddad, Gleisi e dos governadores petista do nordeste. Além das apresentações culturais, teve barracas de comidas, bebidas e artesanatos colocadas pelos diretórios regionais do partido. Mais de mil pessoas circularam pelo evento.

Logo em seguida, a partir do dia 18 de março, ciente da gravidade da pandemia, o diretório municipal de São Paulo fechou a sede para evitar aglomerações, e as atividades previstas para acontecer presencialmente tiveram que ocorrer de forma virtual. Para facilitar a permanência das atividades, o PT comprou a ferramenta Google meet e disponibilizou aos diretórios zonais. 

Em maio, o partido realizou o 20° Encontro Municipal nos dias 15 e 16 para decidir entre os concorrentes que permaneceram Alexandre Padilha e Jilmar Tatto a candidatura para prefeitura de São Paulo pelo PT.  Tatto ganhou a disputa com 312 votos (51,23%) de um total de 610 votos de delegados (as) representados pelos 37 diretórios zonais, membros da direção municipal, coordenadores e secretarias setoriais.

Logo após a decisão, o partido organizou junto com Jilmar Tatto uma série de discussões com militantes, simpatizantes e especialistas de diversas áreas para elaboração do Programa de Governo.

Em julho, o partido fez plenária de lançamento da plataforma virtual SP da Gente, que contou com quase mil participantes.

Em setembro, no dia 12, o partido realizou a Convenção do PT, semi-presencial. Respeitando as regras sanitárias da pandemia, o PT optou por reunir seus dirigentes, lideranças, sua chapa de vereadores e movimentos sociais em uma sala virtual e, ao mesmo tempo, fez uma transmissão conjunta em uma laje na periferia da zona sul de São Paulo com Jilmar Tatto, Fernando Haddad e Laércio Ribeiro, presidente do PT. Lula e Gleisi fizeram seus pronunciamentos online.

Diferente dos anos anteriores marcados pelo calor da rua, a campanha eleitoral deste ano teve que ocorrer majoritariamente no território virtual e às vezes semi-presencial para evitar aglomerações. E o calendário eleitoral ocorrido tradicionalmente em outubro teve ocorreu em novembro.

Comunicação

Para fortalecer a comunicação, foram intensificadas as lives com especialistas, influenciadores digitais e artistas para falar dialogar com a militância e a população sobre os assuntos do momento e a pandemia.

Grande parte das lives foi feita pelo presidente do diretório municipal, Laércio Ribeiro e contou com personalidades como o cantor Otto, Edgar Scandura da banda Ira, o rapper GOG entre outras.

Posts recentes:

Arquivos