Cresce a fila por vagas nas creches da capital

Matéria publicada mês passado pelo jorna Agora, revela os números do caos. Nos três últimos mêses, a fila para vagas em creches na capital de SP cresce 21%.

por:Adriana Ferraz
do Agora

Mais 16.690 crianças entraram na disputa por uma vaga na rede municipal de creches. Nos últimos três meses, a fila cresceu 21%, chegando a 94.974 nomes, segundo dados da Secretaria Municipal da Educação. O aumento dificulta ainda mais o cumprimento da promessa do prefeito Gilberto Kassab (DEM), que, durante as últimas eleições, disse que acabaria com a fila até o final de 2012.

O tempo que cada criança ficará na fila depende da procura registrada em cada um dos 96 distritos. Tradicionalmente, a zona sul é a que tem mais carência (veja quadro ao lado). Algumas crianças passam anos aguardando uma convocação.

O oferecimento de vagas depende da construção de creches próprias ou da assinatura de novos convênios com entidades sociais, que recebem repasses da prefeitura para manterem unidades em funcionamento. Ambas são cada vez mais escassas –a administração diz que não encontra terrenos para fazer as obras e ainda enfrenta problemas com as parcerias.

 

Posts recentes:

Arquivos