CNBB lança campanha pela saúde pública e humanização do atendimento

Na avaliação de Padre Ton, um dos desafios “é elevar a quantidade e a qualidade no atendimento à população, tanto na rede pública de saúde quanto na privada, já que os usuários pagam caro por um plano de saúde e, mesmo assim, sofrem com as dificuldades de acesso aos serviços contratados”.

Por Gizele Benitz – PT na Câmara
Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública” a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou hoje (22), em todo o País, a Campanha da Fraternidade 2012. De acordo com o deputado Padre Ton (PT-RO), o objetivo é convidar os cristãos a refletir sobre a realidade da saúde do Brasil.

“Chamar a atenção para uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos, bem como promover uma mobilização por melhoria no sistema público de saúde”, ressaltou o petista.

Na avaliação de Padre Ton, um dos desafios “é elevar a quantidade e a qualidade no atendimento à população, tanto na rede pública de saúde quanto na privada, já que os usuários pagam caro por um plano de saúde e, mesmo assim, sofrem com as dificuldades de acesso aos serviços contratados”.

Preocupação – No texto-base da campanha, a CNBB expõe as grandes preocupações da Igreja com relação à saúde pública, como a humanização do atendimento aos pacientes e o financiamento da saúde pública, classificado pela entidade, como “problemático e insuficiente”. A CNBB critica ainda a escassez de recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, que participou do lançamento da campanha, este ano a saúde terá orçamento 17% maior que em 2012, R$ 72 bilhões. “O aumento de R$ 13 bilhões é o maior aumento nominal que já existiu de recursos para a saúde de um ano para o outro, desde o ano 2000”, disse.

Mobilização – Realizada desde 1964, a Campanha da Fraternidade mobiliza todas as comunidades católicas do país, e procura envolver outros segmentos da sociedade no debate do tema escolhido. A campanha ocorre durante todo o período da Quaresma que, segundo o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, “é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado”.

 

 

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