Charles Gentil: Carta Aberta a Humanidade

Foto Ricardo Stuckert - arte PT Nacional

Carta Aberta a Humanidade

Eu tenho um sonho. Eu acredito que o ideal de um mundo de paz e justiça social é possível.

Eu acredito que é possível um Brasil em que cada brasileiro e brasileira e que o povo de cada nação, tenha sua moradia digna, possa se alimentar, tenha trabalho e seja tratado com respeito e carinho, inclusive, por quem se propõe a governar.

Eu tenho um sonho.Eu acredito que um Brasil livre de Bolsonaro e de militares é plenamente possível.Algo realizável e necessário.

Sei que hoje vive-se o tormento desta negligência detestável, deste descaso premeditado do governo, que postergou a aquisição de vacinas visando, com isso, obter lucros; no exato momento, em que fosse conveniente adquirir estas vacinas, mas a preços exorbitantes: com 1000% de superfaturamento,portanto,1000% de lucro; na verdade,1000% de desprezo por cada um dos nossos, que se foi vitimado pelo cálculo frio da avareza genocida.

Eu tenho um sonho.Que o Brasil não seja mais um cemitério a céu aberto.Que os governantes do Brasil e dos outros países, não nos vejam como meras cifras do coeficiente eleitoral ou tão somente números do levantamento estatístico dos óbitos, para abastecer o conteúdo deplorável dos telejornais.

Eu sonho com um Brasil sem tiranos, nem genocidas.Sonho com um país sem milicianos e em que os governantes cuidem de seu povo, eu acredito neste sonho; eu sonho com um Brasil e um planeta, em que a vida será defendida e valorizada.

Eu sonho com um mundo de concórdia.Eu quero um Brasil de paz e sem armas.E mesmo quando acordo, continuo sonhando que tudo isto é possível. Porque tudo isto é realizável.E é realizável porque é possível. E por ser possível, eu sonho acordado.

Eu acredito no amor.Eu sonho que o amor irá triunfar sobre o ódio.Que a esperança irá novamente vencer o medo.Eu sonho com um mundo de generosidade.Um mundo de encanto e vibrante justiça social.

Um mundo solidário,afetuoso, terno.É com este mundo de compreensão radical que eu sonho.Um mundo de delicadeza extrema e zelo intransigente com o ser humano.É este Brasil que eu também persigo.Sei que este Brasil que eu sonho é alcançável.Plenamente realizável.Por isso, eu sonho acordado e acordado,eu sonho.

Eu reivindico a rebelião integral do amor e da esperança como meio e fim, para salvar a humanidade.

Eu reivindico a face revolucionária da gentileza para, no Brasil e no mundo, dissolver a brutalidade no trato com as pessoas e a natureza.

Eu reivindico a subversão total do afeto na política.O afeto como máxima suprema; como prática irreversível de construção do convívio social humanizado e pleno.O afeto como arte sublime de bem governar e bem viver.

Eu reivindico a insurgência da delicadeza, do fino trato e da urbanidade, nas relações humanas; eu reivindico para o Brasil e para o mundo, a eficácia absoluta desta insurgência como contestação generosa, ante o descaso e desprezo insolente, com que tiranos e genocidas buscam a todo custo impor a barbárie, como modo de vida.Contra isto, eu me rebelo, eu me insurjo.

Eu reivindico o invencível ato transgressor do cuidado com as pessoas, como a fórmula rebelde e militante para reinventar a grandeza do significado, do que é ser humano.

Eu sonho com convicção indomável.Eu tenho aquela certeza inquieta, que outro mundo é possível; que outro Brasil é necessário.Eu sonho com Reconstrução e Transformação.

Mas, seria só um sonho ardente se eu sonhasse sozinho. Eu seria só e pó, o meu sonho.

Mas, não. Sei que nossos sonhos, companheira(o)s, se fundem; nossas esperanças se completam; ficamos todos mais fortes, porque unidos para a concretização deste Brasil ideal e mundo realizáveis.

O sonho de um mundo melhor, civilizado, pacífico e generoso; o sonho de um Brasil de afeto, fraterno, amoroso, inclusivo e socialmente justo com seu povo são,sim,sonhos sãos e realizáveis, e, por isso, fazemos a luta, companheira(o)s; para que a mudança da ordem vigente aconteça, porque tem que acontecer; para que o estado de coisas não permaneça inalterado ou como está.

Para que uma nova primavera de sonhos possa,enfim, florescer; florescer a esperança de inevitáveis dias melhores.

Por isso, igual a Che, eu sonho que todos:

“Sejamos o pesadelo dos que querem roubar nossos sonhos”

Charles Gentil
Presidente do Diretório Zonal PT do Centro