Após mobilização popular, Hospital Sorocabana, na Lapa, será reaberto

Unidade estava fechada desde 2010 e, agora, prefeitura promete reabri-lo em seis meses.

Por Spresso SP
Segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Fechado desde 2010, por conta de irregularidades administrativas e financeiras, o Hospital Sorocabana, localizado na Lapa, voltará a funcionar. Após mobilização da comunidade, o governo estadual, publicou um decreto, em 17/01, onde concede à Prefeitura de São Paulo a cessão de uso por 20 anos. A prefeitura informou que em 90 dias começará a funcionar uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA-24h) no local para atender as emergências e, em seis meses, serão criados 120 leitos para internação. Ainda está prevista a incorporação de outros 130 leitos até 2013.

O hospital foi construído em 1955 e cedido, pelo governo do Estado, à Associação Beneficente dos Hospitais Sorocaba (ABHS), e chegou a atender 15 mil pacientes por dia, a maioria pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o fechamento da unidade, começou uma intensa luta pela reabertura. O deputado estadual Luis Cláudio Marcolino (PT) foi quem encaminhou ao governo do estado o requerimento sobre a cessão e sugeriu uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal para transformar o Sorocabana em hospital municipal, regional ou uma extensão do Hospital das Clínicas. Em agosto do ano passado, junto à comunidade, foi organizado um ato em frente o hospital, que reuniu cerca de 1 mil pessoas.

Em setembro de 2011, o Tribunal de Justiça reintegrou o hospital ao poder público. O deputado é também autor de uma emenda de R$ 100 milhões ao orçamento estadual para a recuperação da instituição. “Foi uma grande luta e agora a população teve uma grata surpresa”, disse Marcolino.

 

Posts recentes:

Arquivos