‘Apagão nos transportes’: acidente na Linha 3 do Metrô não é fato isolado e sim falta de manutenção,

Haddad destacou também pouco investimento em ampliação de trens e Metrô, e corredores de ônibus

São Paulo, 16 de maio de 2012 – O ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, apontou na tarde de hoje a falta de investimentos no transporte em São Paulo como uma das possíveis causas da colisão entre dois trens do Metrô na Linha 3-Vermelha, na manhã desta quarta-feira. Haddad apontou que os governos tucanos não vêm investindo de forma adequada tanto na manutenção ou expansão das redes de Metrô e CPTM, quanto em corredores de ônibus. Além disso, destacou que o acidente “não foi um fato isolado”. “Vale lembrar também que para o caso da cratera de Pinheiros, em 2007, não foi um acidente. Tivemos pessoas indiciadas por homicídio culposo”, afirmou. “Além da expansão lenta, a manutenção das redes apresenta um quadro muito preocupante, e há três meses tenho conversado com técnicos do Metrô que falam sobre o problema”, disse Haddad.

A colisão entre dois trens na manhã de hoje deixou ao menos 40 feridos, segundo informações do Corpo de Bombeiros, e ocorreu por volta de 9h50. Além de deixar feridos, o choque entre os dois trens, em uma das linhas mais lotadas do mundo, causou transtornos aos usuários enquanto as vítimas foram socorridas pelo SAMU e Corpo de Bombeiros e os trens retirados das vias. O Metrô anunciou que irá investigar as causas do acidente.

Haddad também comentou a afirmação do pré-candidato do PSDB de que “a questão da mobilidade urbana só pode ser atenuada, mas não resolvida”. “Com a situação que vivemos hoje, em que a cidade não tem investimentos, ele tem toda razão na afirmação que faz”, disse o petista, que também apontou não haver concordância no grupo político do pré-candidato tucano quando o assunto é ampliação da rede de corredores de ônibus pela Prefeitura. “Ele já disse que corredores de ônibus não são solução, e a Prefeitura lança às pressas um edital de licitação para construí-los”, pontuou.

O edital foi lançado no mês passado e a tramitação da licitação só deve ser concluída após as eleições. Em oito anos de gestão Serra/Kassab foram entregues apenas 1,5 km de corredores de ônibus. Em entrevista recente à imprensa, quando comentou a condição dos serviços prestados pelo Metrô, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, atribui parte dos problemas sofridos pelos usuários à falta de corredores de ônibus.

Haddad explicou que a cessão de recursos da Prefeitura para expansão do Metrô foi feita sem metas estabelecidas e por isso não teve resultados. “Não adianta colocar dinheiro novo em ritmo velho de expansão”, disse. Ele também destacou que São Paulo não inscreveu projetos no PAC da Mobilidade, e por isso não recebe recursos federais para o Metrô. “Eles não gostam de parceria, e isso precisa mudar.”

Brás e Liberdade

Fernando Haddad recebeu nesta quarta-feira no Diretório Municipal do PT representantes de lojistas do Brás, Liberdade e Santa Efigênia, que apresentaram demandas para o comércio e o desenvolvimento urbano em três das principais áreas de comércio na região central de São Paulo. Os comerciantes se queixaram do descaso da gestão Serra/Kassab e sugeriram projetos para requalificação dessas áreas. O professor de arquitetura da Universidade Mackenzie, Marcio Lupion, que desenvolve estudos sobre a requalificação da cidade e desses bairros participou do encontro. “Temos falado muito sobre requalificação, muito diferente do que é a revitalização que a Prefeitura diz estar fazendo na região da Santa Efigênia e que não está agradando, já que não dialoga com os comerciantes e a comunidade”, disse Haddad. “Não faz sentido revitalizar, já que temos uma comunidade viva e atuante”, completou.

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