A obra viária realizada no cruzamento conhecido como “Curva do S”, no Jardim Helena, eliminou um gargalo no trânsito de São Miguel Paulista, na zona leste. Atendendo a uma antiga de reivindicação da população, a confluência das ruas Bernardo de Chaves Cabral, Alfredo de Melo e Domingues Nobre recebeu obras de readequação geométrica e a instalação de uma rotatória, que tornaram a circulação de ônibus, carros e caminhões mais segura e rápida. O prefeito Fernando Haddad entregou nesta sexta-feira (16) a intervenção, que reduz de 30 a 40 minutos as viagens de transporte coletivo na região.
“Resolveu a questão da mobilidade, mas também tem a questão ambiental. É menos fumaça, porque aqueles caminhões parados no trânsito deixavam um cheiro de diesel que não dava para aguentar. Agora trocamos o diesel pelas árvores, pelos bancos, pelos equipamentos de terceira idade”, afirmou Haddad. Após a intervenção viária, a próxima etapa da obra é a instalação de equipamentos para a criação de um espaço de lazer.
Na readequação, seis ruas da região passaram a ter trechos de mão única e foram construídos 150 metros de novas vias. Foi instalada uma rotatória e também realizadas melhorias no asfaltamento, na drenagem e na sinalização do entorno. Com isso, foi possível eliminar as curvas fechadas que complicavam a circulação de ônibus e carros entre São Miguel Paulista e Itaim Paulista. No total, o local recebeu investimentos de quase R$ 2 milhões. Os mapas e as orientações detalhadas das novidades no trânsito da região estão disponíveis na página da Companhia de Engenharia de Tráfego.
Iniciadas em julho de 2014, as obras levaram seis meses. “Foi muito rápido, uma ação do poder público transformou o bairro. Não tem mais trânsito, o gargalo está resolvido”, comemora o líder comunitário Euclides Mendes, conhecido como Kiko, que mora há 43 anos na região. No trecho, circulam diariamente ônibus urbanos e caminhões de grande porte, vindos da rodovia Ayrton Senna. A circulação antes das obras era nos dois sentidos e não havia espaço para dois veículos fazerem a curva. Veículos de grande porte subiam nas calçadas, entravam nas casas, derrubavam postes e provocavam atropelamentos.
Além das melhorias viárias, o local também ganhou uma praça. De acordo com o subprefeito Adalberto Dias de Sousa (São Miguel Paulista), a área ganhará em breve iluminação, paisagismo e internet gratuita.
A “Curva do S” dificultava a circulação de veículos no entorno do viaduto Carlito Maia, que dá acesso a equipamentos públicos como escolas e unidades de saúde. “A mobilidade é algo que afeta a vida de todo mundo, porque ficar parado no trânsito afeta a qualidade de vida. Este local tinha várias interferências jurídicas, problemas de desapropriação. Com o empenho do prefeito e da equipe, saiu essa praça que melhora a mobilidade de quem anda de ônibus, de quem anda de bicicleta e de carro”, disse o secretário Jilmar Tatto (Transportes). Também esteve presente na inauguração o secretário Ricardo Teixeira (Coordenação das Subprefeituras).
Fonte: Prefeitura de SP – Secom