Setorial de Educação convida para Diálogos sobre a importância de grandes políticas para os pequenos e pequenas da cidade (7/10)

Está pauta nasce da importância e da urgência em se discutir o papel social de bebês e crianças e sua participação no contexto de elaboração de políticas públicas que considerem esses atores de pequena idade, sujeitos históricos, criadores e criaturas potentes. Bebês e crianças que, muitas vezes são invisibilizados em e no mundo dominado pela visão adultocentrica que também permeia as instâncias do poder e das legislações da cidade de São Paulo.

No âmbito da educação Infantil, em especial a Educação da Pequena Infância (0-3) construída nos CEIs (Centros de Educação Infantil) da cidade, o presente ano tem um marco singular: o ingresso, em grande número dos bebês pequeniníssimos (0-6 meses). O acesso ao direito à Educação Infantil desde o nascimento deve ser acompanhado do compromisso da qualidade do atendimento. Qualidade que se constrói com a participação desses pequenos e pequenas sujeitos de direitos.

Muitas são as questões sobre a participação infantil na construção de políticas públicas:

Onde estão os bebês bem pequenininhos e as crianças nas políticas públicas?

De que forma as políticas públicas no âmbito da educação garantem o direito a uma educação infantil de qualidade?

De que forma bebês e crianças podem participar da construção de políticas públicas?

O objetivo principal dessa ação é possibilitar reflexões acerca de decisões a serem tomadas em relação à constituição de políticas públicas para a primeira infância.

Nesse sentido, é de fundamental importância trazermos os avanços e desafios quanto aos direitos de bebês e crianças, sobretudo compreender quem são esses cidadãos e em que cenário vivem e convivem diariamente.

Para construirmos conjuntamente esse debate, abordaremos as questões de concepções de bebes, crianças e infâncias dentro de uma perspectiva sociológica progressista, fundamentada em princípios democráticos, bem como nas legislações vigentes. Também será abordada  a gestão de investimentos públicos para qualificar o atendimento desses pequenos/as cidadãos/ãs.

SETORIAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO PT SÃO PAULO

Maria Filomena Freitas

Coordenadora.

Diálogos sobre a importância de grandes políticas para os pequenos  pequenas da cidade

MESA 1: CONCEPÇÕES.

Célia Regina Batista Serrão.

Renata Cristina Dias

Mediação: Luci Guidio

 

MESA 2: GESTÃO PUBLICA

Rogério Limonti

Cida Perez.

Sonia Larubia (a confirmar)

Mediação: William Botelho

 

Dia 07/10/2021

9h às 13h

Câmara Municipal.

Posts recentes:

Arquivos

Pular para o conteúdo