Manifestantes foram às ruas de 14 estados e também no exterior para pedir a volta da democracia no Brasil. Em São Paulo, 60 mil gritaram Fora Temer
Foto: Povo Sem Medo
As ruas de Belo Horizonte (MG) se encheram de manifestantes pedindo a saída do presidente golpista e interino, Michel Temer e a volta da presidenta eleita Dilma Rousseff, neste domingo (31). Em São Paulo, mais de 60 mil foram às ruas.
Já em BH, a estimativa dos organizadores é que mais de 10 mil pessoas participaram da manifestação, que saiu da Praça 7 até a Praça da Estação.
As capitais mineira e paulista foram apenas duas das cidades em que ocorreram manifestações neste dia 31 de julho. Convocados pela Frente Povo Sem Medo, os atos se espalharam pelo Brasil, tomando as ruas de ao menos 14 estados, além do Distrito Federal.
Em Porto Alegre (RS), os gaúchos se reuniram nos Arcos da Redenção, em direção ao Parque Farroupilha.
A capital federal reservou um escracho particular para o senador Cristovam Buarque (PPS/DF). Os manifestantes de reuniram em frente à casa do senador, em Brasília, e cobraram um posicionamento do parlamentar no Senado a favor da democracia.
No Rio de Janeiro, o ato Fora Temer aconteceu em frente ao Museu do Futuro, ao lado da Vila Olímpica. Cidades nordestinas como Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA) também levaram milhares às ruas, com música, arte e um desejo unificado: a volta de democracia no País. No Recife, o ponto de partida foi a Praça do Derby, de onde os manifestantes avermelharam o centro da cidade.
Na capital cearense, estavam lado a lado jovens, médicos pela democracia, juristas, mulheres com Dilma, partidos políticos de esquerda e diversas frentes e movimentos sociais. O ato seguiu caminhada em direção ao Náutico Atlético Cearense.
O domingo, porém, não foi apenas de manifestações pacíficas. Em Curitiba (PR) a atriz Letícia Sabatella foi agredida por manifestantes pró-impeachment. “Não fui provocar ninguém, passava pela praça antes de começar a manifestação e parei pra conversar com uma senhora. Meu erro. Preocupa esta falta de democracia no nosso Brasil. Eles não sabem o que fazem”, desabafou Sabatella.
60 mil em São Paulo
O Largo do Batata foi o local escolhido para a manifestação Fora Temer na capital paulista, e foi a maior concentração do país. Segundo os organizadores, 60 mil pessoas compareceram ao ato, que contou com a presença de parlamentares, políticos e líderes de movimentos sociais.
Em cima do carro de som, o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, lembrou que os presentes ao Largo do Batata estão lutando para garantir direitos, enquanto aqueles que foram à Avenida Paulista “lutam por privilégios”.
Fora Temer pelo Mundo Como aconteceu em outras manifestações pela democracia, os atos desse domingo também ocorreram em diversas cidades pelo mundo, como Berlim e Frankfurt, na Alemanha, Lisboa e Porto, em Portugal, Montevidéu, no Uruguai, Dublin, na Irlanda, Barcelona e Madri, na Espanha, e San Francisco, nos EUA.
Fonte: Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias