O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, em sua conta do Twitter, a prisão nos EUA, nesta quinta-feira (20), por fraude e lavagem de dinheiro, de Steve Bannon, o idealizador e líder da internacional de ultradireita O Movimento. Para Lula, “a prisão do Bannon é importante pra democracia”.
Lula disse ainda que “Bannon é um fomentador de guerras. Merece ser tirado da política porque ele representa o mal”.
“A prisão do Bannon é importante pra democracia. Outro dia vi um levantamento de que o Trump mente 11 vezes por dia. O Bannon é um fomentador de guerras. Merece ser tirado da política porque ele representa o mal.”
Lavagem de dinheiro e fraude em campanhas online
A internacional de ultradireita O Movimento, do qual Bannon é fundador e líder, tem Eduardo Bolsonaro como embaixador na América do Sul. Bannon atuou como “estrategista” de Donald Trump na Casa Branca. Ele foi preso na manhã desta quinta-feira em Washington por lavagem de dinheiro e fraude em campanhas online.
“Como alegado, os réus fraudaram centenas de milhares de doadores, capitalizando seus juros em financiar um muro de fronteira para arrecadar milhões de dólares, sob a falsa pretensão de que todo esse dinheiro seria gasto em construção”, disse a procuradora dos Estados Unidos Audrey Strauss. em um comunicado de imprensa.
Bannon, de 66 anos, foi preso com Brian Koflage (38), de Mirimar Beach, Flórida, Andrew Badolato, 56, de Sarasota, Flórida, e Timothy Shea, 49, de Castle Rock, Colorado. A quadrilha é acusada de conspiração para cometer fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. Nos EUA, a pena para o crime pode chegar a 20 anos de cadeia.
Informações Julinho Bittencourt da Revista Fórum
Foto: Ricardo Stuckert