João Ananias

Defensor da construção de políticas públicas em prol da Justiça Social, o advogado João Ananias conquistou o direito de representar a população paulistana nas urnas, ao receber 16.821 votos na última eleição. Educação, cultura, juventude, esporte, transporte, meio ambiente, habitação, saúde, causa animal, direitos humanos (população LGBTQIA+ e antirracista) são os temas que pautam o bem-estar do paulistano e da paulistana, sobretudo dos que moram nas periferias e dependem do investimento em politicas públicas para inclusão social, igualdade e viver com dignidade.

Desde a infância sabe das dificuldades da falta de politicas públicas por ser filho de lavradores mineiros, onde nasceu e viveu parte da sua infância. Posteriormente, mudou – se para São Paulo (zona Leste), junto com a família e seus cinco irmãos em busca de uma vida melhor. Vivenciou todas as dificuldades que a população sofria com falta de investimento público.

Ao chegar a São Paulo, foi terminar os estudos na rede pública. Tocado pelo exemplo de seu pai, que foi do sindicato dos trabalhadores rurais em Minas Gerais, João Ananias resolveu que era preciso continuar a militar e seguindo o exemplo do pai se filiou ao Partido dos Trabalhadores – PT e participou do movimento estudantil dos caras pintadas.

Convicto de seu papel de cidadão, não abriu mão de lutar em prol das instituições de bairro em busca de melhorias e direitos estabelecidos pelas leis. Comprometido com a luta da população que mais precisa do orçamento público, João Ananias usa de sua experiência de vida nas batalhas que trava no dia a dia para representar essa grande parcela da população.

Em 2014 foi eleito para o Conselho Participativo Municipal pela Subprefeitura de São Miguel Paulista. Como advogado, lutou ao lado dos secundaristas contra o fechamento de escolas públicas que estavam sob ataque do governo do estado, em 2015.

Juntamente com outros advogados do Instituto dos Advogados da Zona Leste (IAZL), participou da elaboração da obra “Linguagem e Direito: Identificação, Interpretação e Aplicação”, pela Editora RG Editores, que muito contribui à advocacia, em 2017. Paralelamente, no ano seguinte, assumiu como diretor do Instituto São Paulo pela Democracia (ISPD), fundou o Coletivo “Amigos do João Ananias” (AJA), que atua em prol de ações sociais em diferentes bairros paulistanos, e, também, foi diretor adjunto da subseção da OAB / São Miguel Paulista.

É sobre tudo isso que João Ananias se colocou à disposição da população paulistana para travar as batalhas necessárias na Câmara Municipal, em busca da inclusão do pobre no orçamento público e a descentralização do orçamento público.