NOTA DE REPÚDIO – Contra o excesso da ação policial na Ocupação Mauá

Neste sábado( 20.02.2021), uma ação policial na Ocupação Mauá, mais uma vez, demonstra não só o completo despreparo dos militares, mas também o emprego abusivo da autoridade.

O Diretório Zonal PT do Centro repudia, energicamente, a prática recorrente das forças de repressão, que visa impor-se sobre a população carente, por meio da exibição de força ostensiva e sempre desproporcional, ao que o fato reclama.

De acordo com relatos consistentes, os policiais, a pretexto de identificarem eventual usuário de droga, adentraram aproximadamente às 15h as dependências da Ocupação Mauá, sem sequer identificar-se a liderança local e, de forma desrespeitosa, quebraram câmeras de segurança, já no 1o andar do recinto e só retiraram- se dá Ocupação por volta das 17h30.

O Diretório Zonal execra com vigor, esta prática violenta e de depredação injustificada do patrimônio da Ocupação executada por soldados que, no exercício de suas funções, equiparam-se a hordas de meros arruaceiros, que ao invés de zelar pela manutenção da ordem, instituem o caos, de forma gratuita, premeditada e grosseira.

O Diretório Zonal do Partido dos Trabalhadores  repudia tais práticas inflamadas por parte das forças de segurança pública e entende que o eventual combate a um delito, não justifica, que se cometa uma infração.

O PT Zonal não admite condutas autoritárias, nem presta reverência aos que, pela intimidação e brutalidade, buscam inspirar o terror, como meio que assegure o respeito a autoridade e assim determine, pelo medo, que a ela, se lhes subordine.

A legenda repudia, de forma enfática, qualquer tentativa de criminalizar os moradores das Ocupações e não aceitará sob qualquer pretexto, que ações das forças de segurança pública sejam renovadas nos moldes em que ocorreram neste sábado (20.02.2021).

O Diretório Zonal PT do Centro também repudia, o fato de que, mesmo em época de plena pandemia e apesar das mais de 250 mil vítimas do coronavírus, durante a abordagem policial, neste sábado, os moradores da Ocupação Mauá foram sitiados, sendo-lhes interditado não só saírem da Ocupação, mas, inclusive, acessar suas dependências.

O Diretório Zonal PT do Centro repudia esta infame conduta do método de abordagem policial, certo de que se constitui, em um evidente atentado á vida daqueles moradores da Ocupação, obrigados do lado de fora, a prolongar-se em exposição ao vírus, em virtude de prática policial que expõe de forma nítida e contundente, o desrespeito a vida.

O PT, de forma categórica, repudia o fato dos policiais que participaram da ação, não disporem e / ou não aplicarem, as orientações científicas dos protocolos de segurança sanitária e, de forma desumana, obstruir o acesso dos moradores á Ocupação, a fim de resguardarem-se, enquanto o Estado não mostra-se competente para disponibilizar a vacina á população.

O Diretório Zonal PT do Centro, entende que a ação excessiva e anticientífica, do 7o Batalhão da Santa Cecília, merece uma resposta nas ruas e irá envidar esforços para articular uma mobilização popular, a fim de que: seja exigido não só o direito a vacina, mas também o respeito aos moradores das Ocupações, durante as abordagens policiais.

Sem mais. Charles Gentil. Presidente do Diretório Zonal PT do Centro

Posts recentes:

Arquivos