Documentário conta a trajetória política de Octaciano Anselmo

Sábado (25/05) – será uma tarde de gala, pois o Centro de Educação da Zona Leste, entidade, cuja diretoria faço parte como Secretário Geral, foi fundada há 25 anos, irá lançar um documentário, chamado “LINHA DE FRENTE” – dentro de um Projeto chamado, “LIDERANÇAS CONTAM SUAS HISTÓRIAS” – fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT),  em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.

O que é o Projeto, “Lideranças contam suas histórias?”

Assista – AQUI – um trecho do documentário
É uma projeto cujo objetivo é focar, lideranças locais, comunitárias, que de alguma maneira, desenvolvem um trabalho social no bairro onde moram, fazem uma verdadeira revolução no campo social, lutam por asfalto, rede de água e esgotos, linhas de ônibus, creche, escolas, postos de saúde, e no entanto, a grande imprensa os ignora solenemente. Os documentários produzidos, buscam dar voz à essas lideranças.

O primeiro deles, LINHA DE FRENTE, irá contar a história de Octaciano Anselmo, que nasceu na cidade de Três Lagoas – MS, migrando para São Paulo, em 1959, inicialmente, morando no bairro do Tatuapé, e em 1963 – mudou-se para o Jardim Verônia, em Ermelino Matarazzo, ambos os bairros, na zona leste de S. Paulo.

Segue aqui, uma pequena sinopse:

LINHA DE FRENTE, documentário, que conta a trajetória política de Octaciano Anselmo. Um homem simples, uma liderança de base com convicções fortes, em que a vida dedicada a justiça social nos ajuda a desvendar aspectos importantes da história recente das lutas populares no Brasil.

Através do depoimento de familiares e antigos companheiros de militância, a história de Octaciano é contada desde o começo na pastoral operária, passando por sua prisão e tortura no DOPS em 1973, as várias lutas por melhorias no bairro, a participação na luta operária, através da Oposição Metalúrgica de SP e fundação do Partido dos Trabalhadores.

 Paralelamente aos depoimentos, o filme acompanha Octaciano Anselmo em uma viagem até São Tomé das Letras, Minas Gerais. Lá ele chega para conhecer seu bisneto recém nascido. Um encontro que vai reaproximar o pai contestador e sua família, muitas vezes esquecida por causa da luta.

A estréia:

Será no Ceu Quinta do Sol (Ceu Vila Cisper) – às 17:30h – dia 25/05 (sábado) – na Avenida, Luiz Imparato, 564 – Vila Cisper – Ermelino Matarazzo – zona leste de S. Paulo. A entrada é franca, e todos estão convidados

Posts recentes:

Arquivos

Pular para o conteúdo