PT Santo Amaro faz homenagem in memoriam ao prof° Israel

O Diretório Zonal do PT Santo Amaro convida os amigos, professores e militantes do PT para celebrar a memória do companheiro Israel.


Com a participação do deputado estadual Enio Tatto autor do Projeto de Lei nº 845/2021 que nomeia de “Professor Israel Ferreira da Silva” à EE Jardim Capela IV.


O PT Santo Amaro fará a apresentação da Biblioteca Digital do Diretório Zonal, “Professor Israel Ferreira da Silva” e da página memorial no Facebook em @ProfessorIsraelPresente, para lembrarmos do amigo, professor e militante do PT.


Será neste sábado, 18/12, às 16h pelo Google Meet.
Link da videochamada: https://meet.google.com/woa-sitw-cno

Saiba mais sobre Israel

Israel Ferreira da Silva, natural do Município de Herculândia, no Estado de São Paulo, nasceu aos 2 de abril de 1961. A família migrou para a cidade de São Paulo, se estabelecendo na região do Jardim Ângela, quando Israel estava na primeira infância.

Toda sua formação foi ligada ao bairro, sempre afirmando que, tanto ele como os seis irmãos, eram sobreviventes em um lugar onde as condições de vida sempre margearam a precariedade, em um contexto político desfavorável e com o adicional de sua ancestralidade negra.

Entretanto, toda vez que era questionado sobre quais caminhos para que se melhorasse esse cenário desfavorável, a primeira alternativa que propunha era: EDUCAÇÃO.

Tão convencido estava que o passo inicial para a melhoria social era a educação que buscou a docência como profissão e realização pessoal de vida. Assim em 01/08/1994, ainda estudante de Licenciatura em Geografia, Israel ingressa na rede de ensino do Estado de São Paulo, mais precisamente à EE Professora Maria Peccioli Giannasi, no distrito de Jardim Ângela.

Foi em Paulo Freire, com quem teve o privilégio de conhecer e conviver, o exemplo de docência a ser seguido sendo que, em 2007, passou a ter a experiência de lecionar aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, (EJA), onde as ideias de alfabetização do Patrono da Educação Brasileira é o esteio para a aqueles e aquelas que, devido a falta de oportunidades em concluir seus estudos em tempo previsto, voltam ao banco escolar ao perceberem que a educação formal completa pode representar em termos de oportunidades e vida próspera ao cidadão e cidadã.

Em 19/12/2013, em novo desafio profissional, Professor Israel assume a Direção Escolar da então EE Jardim Esperança, uma escola com desafios pedagógicos e sociais profundos. Nessa nova tarefa dedicou trabalho e esforço ininterrupto, abdicando de férias, fins de semana e feriados, tudo para que a escola pudesse atingir níveis desejados de aprendizado do aluno.

Em 24 de abril de 2015, em uma luta para atender ao anseio legítimo da comunidade local, consegue que seja aprovado o nome de Nair Olegário Cajueiro, uma merendeira comprometida com a educação, com os alunos e à escola.

De forma inédita e pioneira, em 19/12/2017, com uma escola com uma fluidez de fomento educacional considerável, implantou o PEI- Programa de Educação Integral na EE Nair Olegário Cajueiro transformando esta na primeira escola do Jardim Ângela a ter essa modalidade de ensino na região. Inaugurou em suas dependências a Sala de Leitura da Escola com o nome de Sala de Leitura Professor Alfredo Bosi. Bosi, que até abril do ano de 2021 onde veio a falecer de COVID-19 ocupava a cadeira número 12 da Academia Brasileira de Letras (ABL), fez questão de participar da atividade de inauguração do espaço. Durante o evento festivo Bosi beijou a face do Professor Israel e afirmou ter conhecido um docente nato.

Acreditando em novos desafios, o Professor Israel parte para a EE Professor Luís Magalhães de Araújo onde implementou projetos educacionais pautados na interdisciplinaridade, com parcerias locais e participação comunitária. Em 2020, trouxe o Centro de Acolhimento COVID-19 para o espaço escolar como parte de sua crença que a escola está a serviço pleno da comunidade.

Vale salientar que a docência sempre fez parte de sua vida profissional, pois mesmo ocupando a função de Diretor Escolar, jamais abandonou o chão de sala, sua maior paixão na educação, ocupando o posto de professor em um segundo cargo em que foi nomeado via aprovação em concurso público.

Faleceu em 14 de abril de 2021, vítima da COVID-19, e até seus últimos dias esteve presente no lugar em que ele acreditava ser o transformador de vidas humanas, o lugar mágico que produz cidadãos autônomos, protagonistas de sua própria história e construtores de seus direitos e deveres.

Quando se pergunta em sua unidade escolar após seu falecimento muitos que formam o corpo escolar afirmam que sua presença é constante, desde os maiores até os menores detalhes da escola.

Fonte: Comunicação DZ – PT Santo Amaro

Posts recentes:

Arquivos