PT manifesta repúdio aos projetos que atacam os direitos das mulheres e da população LGBTQIA+

Essa semana a Câmara Municipal de São Paulo colocou em debate novamente Projetos de Lei que retiram direitos das mulheres e da população LGBTQIA+

Os projetos objetivam impedir o uso de pronomes neutros nas escolas (PL 12 /2021), assim como o debate sobre gênero e diversidade sexual nas escolas (PL 452 /2021 e PL 423 /2021 ), chegando ao absurdo de proibir a implantação de banheiros unissex ou sem gênero em estabelecimentos comerciais (PL 751 /2021) são expressões do fundamentalismo que atrasa nosso caminho rumo a uma sociedade inclusiva e sem violência contra mulheres e a população LGBTQIA+. Deve retornar pra votação também o Projeto de Lei 813/2019 – Escolhi Esperar que já havia sido derrotado no primeiro semestre pela ampla mobilização popular.

Todos estão baseados na falácia da ideologia de gênero. E preciso afirmar que “ideologia de gênero” é termo criado por setores da igreja católica e tem sido utilizada também por setores da igreja evangélica com objetivo de confundir e disseminar pavor entre a população.

O que se pretende com essa discussão é a retirada de direitos e avanços da política pública em relação a vida das mulheres, nossos corpos e a pretensão de criminalizar ainda mais a população LGBTQUIA+

Sabemos que “Ideologia de gênero” é  uma expressão usada por grupos conservadores para  agir contrariamente aos interesses e discussões relacionadas ao feminismo, à sexualidade e à diversidade, com o propósito de reafirmar princípios conservadores sobre família e a heterossexualidade, provocar ódio contra esses setores.

Como sabemos esse discurso tem sido útil também ao projeto ultraneoliberal de desresponsabilizar o estado pelo enfrentamento a desigualdades estruturais em nossa sociedade.

Nesse sentido, precisamos estar mobilizadas para enfrentar esses retrocessos impostos por uma cultura machista e patriarcal, reforçada por governos fascistas como do Prefeito Ricardo Nunes, do Governador Doria e do Presidente Bolsonaro.

Nós, do PT, estamos em luta e mobilizadas junto a bancada do PT na Câmara de Vereadores para impedir que estes projetos sejam aprovados na calada da noite, sem diálogo com a população da cidade e sem discussão prévia.

Secretaria Municipal de Mulheres do PT-SP
Secretaria Municipal LGBTQIA+ do PT-SP
Secretaria Municipal de Combate do PT-SP
Setorial Municipal de Educação do PT-SP
Setorial Municipal de Direitos Humanos do PT-SP

Posts recentes:

Arquivos

Pular para o conteúdo