A direção municipal recebeu nesta segunda (12) lideranças dos movimentos de moradia popular em São Paulo para discutir o projeto de revisão do Plano Diretor, que está em votação na Câmara Municipal de São Paulo.
Durante a reunião, movimentos populares destacaram que a proposta de revisão do Plano Diretor do prefeito Ricardo Nunes (MDB) é um libera geral para especulação imobiliária. De acordo com eles, o projeto estimula a verticalização e adensamento em bairros já saturados e enfraquece o Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano) ferramenta de construção de moradias populares, urbanização e regularização fundiárias, além de causar impactos ambientais na mobilidade urbana e saúde.
Além do presidente do diretório municipal Laércio Ribeiro, também estiveram presentes da direção municipal a secretária de movimentos populares Lili e o secretário de Organização Luiz Mário e a vereadora Luna.
Os movimentos informaram que estão previstas manifestações contra o processo atual de revisão. Uma ocorrerá no dia 15 de junho (quinta-feira), às 17h, em frente à Câmara Municipal, outra no dia 20 de junho (terça-feira), às 13h, Concentração: Praça da República.
Veja o manifestação do Movimento:
Todos Contra o Plano Diretor do Mercado Imobiliário!
🔹O PL 127/2023 aprovado pela Câmara Municipal em primeira votação vai na contramão do desenvolvimento sustentável e do projeto participativo de cidade, e sobretudo do marco regulatório que o referencia – Estatuto da Cidade -. O texto substitutivo aprovado desfigura os objetivos do Plano Diretor Estratégico de 2014, e incorpora apenas propostas do setor imobiliário, cujos objetivos visam apenas o lucro a especulação, em detrimento da qualidade de vida de toda população da cidade.
🔹DATAS ATOS
1. Dia 15/06, quinta-feira, às 17h na Câmara Municipal:
Antes da última audiência pública com direito à fala, marcada para as 19h, nos concentraremos na porta da CMSP e faremos um ato com microfone, cartazes, faixas, palavras de ordem e tudo mais que temos direito para dizer NÃO à Revisão do Plano Diretor Estratégico! Depois, entramos na audiência, nos inscrevemos para fala e continuamos o ato lá!
2. Dia 20/06, terça-feira, às 13h – Concentração: Praça da República
Nos concentraremos na Praça da República e caminharemos em um ato de rua até a Câmara Municipal onde estará acontecendo a reunião do Colégio de Líderes, que ocorre às 14h, momento em que serão dadas informações sobre a votação em segundo turno do PL.
Diane Costa – Redação PT São Paulo com informações da Frente São Paulo pela Vida