Preto Claudinho: “Quem é preto e periférico sabe o que é viver a violência do estado”

O coordenador do SOS Combate ao Racismo na Assembleia Legislativa de São Paulo e do comitê popular de enfrentamento ao Covid-19 no Jardim São Luís ( ZS), Claudinho Silva conhecido também como Claudinho Preto participou nesta quarta (8) de bate papo com o presidente do diretório municipal, Laércio Ribeiro.

Durante a transmissão ao vivo realizada pelo instagram do PT São Paulo, Claudinho falou sobre sua trajetória de vida, a luta pelo combate ao racismo e as dificuldades enfrentadas pela população da periferia.

Movimentos antirracistas

Para Claudinho durante muito tempo o futebol foi tratado como algo alienador e esse movimento das torcidas organizadas antifascismo e antirracismo veio pra desmistificar isso. Segundo ele as hashtag #TiremSeusJoelhosdoNossoPescoço e #VidasNegrasImportam sintetizam a luta do movimento negro pela vida e sobrevivência.

Sobre as atitudes racistas da sociedade, Claudinho destaca que tudo o que tem acontecido sempre aconteceu. “A diferença é que neste momento nós (negros e antirracistas) temos condições tecnológicas de produzir provas que não conseguíamos no passado”, afirma ele.

Violência do estado

Claudinho conta que quando foi coordenador da Juventude no governo Haddad foi realizada uma pesquisa que avaliou o motivo das mortes na periferia de São Paulo. A pesquisa mostrou que nos últimos 20 anos parou de acontecer mortes por conflitos entre vizinhos e civis, só que o número de mortes ocasionadas pela Polícia continuou o mesmo.

“Não estou dizendo isso porque quero atacar a Polícia, negativo, eu quero a Polícia com a gente, que se identifique com a gente e esteja ao nosso lado”, disse ele ao complementar: “Quem é preto e periférico sabe o que é viver a violência do estado, que não é só praticada pela Polícia, talvez a Polícia seja mais evidente porque anda armada”, disse ele.

Confira a live na íntegra:

https://www.instagram.com/p/CCZUhSfnRgC/


Diane Costa do PT São Paulo


Diane Costa do PT São Paulo

Posts recentes:

Arquivos

Pular para o conteúdo