Pesquisa PoderData indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria em todos os cenários um eventual segundo turno das eleições presidenciais. De acordo com o levantamento, divulgado nesta quarta-feira (7), o petista derrotaria Jair Bolsonaro (sem partido), Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB).
Se as eleições fossem hoje, Lula derrotaria Bolsonaro por 55% a 32%, a maior diferença desde março, quando as pesquisas de opinião começaram a ser feitas pela divisão do veículo. Há um mês, os dois nomes estavam tecnicamente empatados.
A pesquisa mostra ainda diferença de 33% a favor do petista sobre o presidenciável do PDT. Entre os 2.500 entrevistados, de 421 municípios das 27 unidades da federação, 48% disseram votar em Lula, ante 15% que apontaram Ciro. O levantamento mostra que o ex-presidente ampliou a diferença que, até o início de junho, era de 20 pontos percentuais.
Os resultados, compilados pelo Poder 360, também apontam a vitória de Lula, com 51% dos votos, sobre Doria. O governador paulista registra 17%.
Lula é o nome menos rejeitado
A pesquisa indica ainda que Lula é o nome menos rejeitado. Com 36% declarando que não votariam no ex-presidente “de jeito nenhum”, o petista registra o menor índice diante de 56% que rejeitam Bolsonaro e Doria e 52% que não votariam em Ciro.
De acordo com o PoderData, a margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Outras pesquisas
Ontem, simulação feita Quaest Consultoria e o Banco Genial apontou a liderança do petista ainda no primeiro turno de uma eventual disputa pela Presidência, com 43% dos votos.
No início da semana, levantamento CNT/MDA mostrou Lula com 41,3% dos votos, ante 26,6% de Bolsonaro, em um cenário de primeiro turno.
Rede Brasil Atual