Diversos artistas lançaram o movimento #MusicaPelaDemocria #OcupeaDemocracia para somar forças aos movimentos sociais que estão lutando contra o golpe. O movimento lançará uma ocupação cultural no Largo da Batata, na capital paulista, que começará neste domingo e vai permanecer no local até o dia 17.
Confirme presença no evento do Facebook: @https://www.facebook.com/events/1348488071845010/
Confira a nota divulgada pelo movimento com a programação:
#OcupeaDemocracia e #MusicaPelaDemocracia
A partir deste domingo, 10 de abril, o Largo da Batata, em São Paulo, se tornará uma ocupação cultural e permanente em defesa da democracia. #OcupeADemocracia e #MusicaPelaDemocracia – que permanece até o dia 17.
Artistas e produtoras, ativistas, coletivos artísticos e de intervenção urbana, defensores da pluralidade e da diversidade, convidam a tod@s para uma experiência coletiva de partilha sobre o significado da democracia e da cidadania. Esta ação é política, social, cultural e de todas as cores. Defender (essa) democracia para ir além!
A programação deste domingo, 10 de abril, será:
14h Viviane Figueiredo (Clown)
15h Oficina de música corporal – Charles Raszl e André Hosoi (integrantes do Barbatuques)
16h Bichos do Mundo
17h Pequeno Cidadão
18h Chico César
19h Lucas Santtana
20h As Bahias e a Cozinha Mineira
21h Trio Alvorada
22h Xaxado Novo
Durante os 8 dias de ocupação, já estão confirmados outros artistas como: Filipe Catto, Tulipa Ruiz, Jaloo, Bixiga 70, Jonnata Doll e os Garotos Solventes, Lucas Weglinski, Guizado, Tiê, Tutu Moraes, Lira, Tarântulas (trabalho do Thunderbird com Gui Held e Felipe Maia), Marcia Castro, Anelis Assumpção, Curumin, Saulo Duarte, Nana Rizinni, Michelle Abu, Tom Zé, BNegão, Rafael Castro, Rashid, Galego, Edgard Scandurra e Silvia Tape, Cooperativa Paulista de Dança, Sandro Borelli com a Cia Carne Agonizante, Blocos de Carnaval.
O #OcupeaDemocracia contém uma programação com múltiplas linguagens e diversos atores sociais, com uma agenda que envolve debates, mesas, picnics, oficinas e espetáculos de rua e shows. Faremos um grande acampamento permanente na praça. Traga sua barraca, sua arte, seus sonhos para partilhar com a gente!
O ódio, a intolerância, o preconceito e o golpismo não nos representam. Queremos uma democracia com mais amor e pluralidade. Nossa luta é pela defesa dos direitos de ir e vir, de livre expressão, de livre manifestação, de livre organização; pelo direito à diferença e à pluralidade; pelo direito à cidade e à participação, contra todas as formas de racismo, machismo, xenofobia, contra todas as formas de opressão e preconceito.
Se não puder estar junto fisicamente, participe através de vídeos e fotos postados no facebook e instagram com:
#MusicaPelaDemocracia
#OcupeaDemocracia
Esta ocupação se inspira em um movimento mundial, que começa em 2011 com a Primavera Árabe, passando por Nova York com o movimento Occupy Wall Street que levou milhares de cidadãos norte-americanos, estudantes, sindicalistas, veteranos, imigrantes, professores e ativistas de todo tipo, a realizar uma ocupação pacífica em Wall Street. Os manifestantes se reuniram para denunciar a captura da democracia pelo 1%. O movimento ganhou tanta força que se alastrou por outras cidades americanas e acabou tomando proporções internacionais. Na Espanha, o movimento dos “Indignados” levou milhares de pessoas às ruas contra os altos índices de desemprego e contra as medidas de austeridade impostas pelo governo. Este movimento espanhol sacudiu o espaço público de uma forma sem precedentes. Não podemos esquecer dos bravos e bravas secundaristas que ocuparam suas escolas nos ensinando que sim, é possível produzirmos um outro mundo agora.
Das muitas mobilizações e revoltas que estouraram no mundo a partir de 2011, nasceu uma grande manifestação mundial por uma Democracia Real. E agora é a nossa vez ! A democracia no Brasil ainda é muito jovem e precisa amadurecer
Apoio
Frente Brasil Popular
POVO SEM MEDO
Fonte: Imprensa PT-SP