O Brasil está experimentando um boom no turismo internacional. Segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, o país recebeu 2.810.553 turistas internacionais em janeiro e fevereiro de 2025. O recorde histórico representa um aumento de 57% em relação ao mesmo período de 2024.
Em fevereiro, o Brasil acolheu 1.326.884 turistas estrangeiros, estabelecendo um novo recorde para o mês, com um crescimento de 59,2% em relação a fevereiro de 2024. Janeiro também foi excepcional, com 1,48 milhão de visitantes internacionais, marcando mais um recorde para o início do ano.
“Nos dois primeiros meses de 2025, alcançamos patamares de visitação acima de qualquer projeção, mesmo as mais otimistas”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Ele acrescentou: “O Brasil entrou na moda, viralizou. O mundo quer conhecer o Brasil de Fernanda Torres, do funk, da Amazônia, o Brasil que é referência global pela alegria, pela cultura e também pelos valores do nosso povo, de exaltação da nossa diversidade e defesa da democracia”.
Ouça o Boletim da Rádio PT:
O ministro do Turismo, Celso Sabino, observou que “a tendência de alta vem se mantendo há algum tempo” e destacou que “o Brasil está vivendo um momento extraordinário no turismo internacional”. Sabino acrescentou: “Estamos batendo todos os recordes, que já haviam sido superados em 2024. Começamos 2025 com tudo e a expectativa é que esse cenário permaneça”.
Os números divulgados pelo Ministério do Turismo superam significativamente as projeções de outras fontes para o turismo brasileiro em 2025. A GlobalData, por exemplo, previa um crescimento de 7,2%, enquanto o Plano Nacional de Turismo projetava um aumento mais modesto de 1,8%.
Quanto à origem dos visitantes, os argentinos formam o maior contingente de turistas internacionais. O Rio Grande do Sul, principal porta de entrada desses turistas, recebeu 662.694 argentinos em fevereiro de 2025, mais que o dobro dos 306.756 visitantes registrados em fevereiro do ano anterior.
São Paulo, sede de um dos principais aeroportos internacionais do Brasil, recebeu 309.977 visitantes. O Rio de Janeiro aparece em terceiro lugar, com 262.108 turistas estrangeiros nos dois primeiros meses do ano.
O número de visitantes europeus também cresceu significativamente. Entre janeiro e fevereiro de 2025, houve um aumento de 56% no número de turistas vindos de países como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido e Itália, passando de 91 mil no mesmo período de 2024 para 142 mil este ano.
Da Redação da Agência PT