NOTA DE REPÚDIO – Contra a agressão aos camelôs

Na sexta-feira(15/01), na Região Central, ocorreu uma abordagem policial iniciada e terminada conforme manda o figurino, ou seja, de acordo com um protocolo já antigo adotado pelos órgãos repressores, a saber: pela tensão da abordagem policial que, aos poucos evolui, até finalizar em violência explícita e a imposição do terror contra um trabalhador, que buscava dignamente ganhar seu pão de cada dia.
O Diretório Zonal PT do Centro repudia com veemência a abordagem das autoridades policiais, que mais uma vez, praticaram o nítido abuso do poder e uso excessivo da força e em atitude covarde agrediram um camelô.
O trabalhador Sr.Jeová de Oliveira Lima, 48 anos, foi imobilizado por um grupo de policiais, que de forma truculenta e com uso desproporcional e irresponsável da força, acabou por deixá-lo inconsciente.
O Diretório Zonal PT do Centro repudia toda e qualquer prática autoritária e violenta, sobretudo, quando ameaça a integridade física dos trabalhadores, bem como coloque em risco sua sobrevivência, por meio da apreensão de mercadorias que visam assegurar ao trabalhador, a obtenção dos proventos necessários a manutenção de sua vida, sobretudo, em tempos de pandemia.
O Diretório Zonal PT do Centro exprime a mais completa solidariedade ao Sr. Jeová e demais camelôs, que trabalham duro para sobreviver em um país abandonado por Bolsonaro e, portanto, com um nível record de desemprego formal.
O Diretório Zonal PT do Centro convoca todos para que, em defesa destes trabalhadores, se realize a Marcha em Solidariedade aos Camelôs, partindo do marco zero(Sé) com destino ao local da agressão ao camelô, Sr Jeová, e, ali, fazer a denúncia desta violência vil e gratuita, exigindo-se do Prefeito Bruno Covas e do Governador João Doria, o imediato afastamento dos agressores de suas funções.
O Diretório Zonal PT do Centro, ainda exigirá uma explicação do comandante da operação e que naquela ocasião, pode ter autorizado o emprego desmedido da força por seus subordinados ou irá requerer esclarecimentos, no que concerne à conduta inadequada e injustificada dos soldados, no trato com o trabalhador.
O Diretório Zonal PT do Centro repudia índoles autoritárias venha de onde vier e cobrará das autoridades competentes, quer seja do Governo, quer seja da Prefeitura, esclarecimentos no que se refere à atuação destes funcionários públicos, que ao invés de proteger os trabalhadores, colocam em risco suas vidas, pelo abuso do poder e pelo uso indigno da força.
O Diretório Zonal PT do Centro reitera seu compromisso com os camelôs e se solidariza na luta intransigente contra as arbitrariedades do governo Municipal e do Estado e deixa claro: não só desaprova a ação policial do último dia 15.01, mas entende ainda ser necessário construir – o quanto antes – nas ruas, uma resposta concreta contra a explícita violência policial contra os camelôs.
O Diretório Zonal PT do Centro sem descuidar da adoção das práticas vigentes dos protocolos de segurança sanitária entende, no entanto, ser necessário construir nas ruas, a Marcha em Solidariedade aos Camelôs, em defesa dos trabalhadores, e em protesto e repúdio contundente contra a violência policial, do qual são vítimas estes trabalhadores desprezados pelos Governos genocidas de Bolsonaro, Doria e Covas.

Sem mais

Charles Gentil
Presidente do Diretório Zonal PT do Centro

Imagem: Reprodução do vídeo

Posts recentes:

Arquivos