Do seu lugar de homem branco de poder, o vereador deslegitimou o intelecto, a origem de classe e atuação parlamentar da Juliana Cardoso, uma mulher periférica, de origem indígena, eleita com ampla base popular e com legitimidade democrática.
Ofender seu mandato é ofender todxs aqueles que votaram nela, assim como uma ampla maioria da população de São Paulo, cujas origens se confundem com as da vereadora.
Ao pedir de forma baixa que a vereadora não “empulere” caso o PL 813/2019 dele fosse aprovado, o vereador usa de uma referência obviamente machista. Temos orgulho da nossa vereadora que coloca seu corpo à frente para defender o povo pobre, violentado desta cidade, isto jamais nos envergonhará como quer vereador bolsonarista.
Seu discurso, vereador, expressa o caráter misógino de sua atuação, bem como o anseio de silenciar uma mulher com um mandato feminista que tem se posicionado contrária às agressões machistas e misóginas na Câmara da capital paulista.
Um outro vereador, por exemplo, chegou a dizer em uma sessão recente da Câmara que é preciso ter “colhão” para enfrentar os desafios comuns de uma vereança.
Este tempo passou, e todas as manifestações misóginas desses senhores estão nas redes para qualquer um ver e contestar. Nós, mulheres do PT, abrimos esse caminho quando elegemos Juliana Cardoso, e seguiremos conquistando espaços de respeito para as mulheres que desejam participar da política.
Continuaremos na luta pra barrar o PL do vereador Rinaldi Digilio. Um projeto retrógrado como já manifestado em nota pelo Coletivo Municipal de Mulheres do PT São Paulo.
Não silenciaremos diante de tamanho desrespeito e machismo.
- Diretório Municipal do PT São Paulo
- Secretaria Municipal de Mulheres do PT São Paulo
- Secretaria Municipal de Combate ao Racismo do PT- SP
- Secretaria Municipal LGBTQIA+ do PT-SP
- Secretaria de Juventude do PT Sampa
- Setorial Sindical do PT São Paulo
- Setorial de Educação do PT São Paulo
- Setorial de Saúde do PT São Paulo
- Setorial de Direitos Humanos do PT São Paulo
- Setorial de Segurança Pública do PT- SP