Micro e pequenas empresas criaram 96% das vagas de emprego em novembro de 2024

Divulgação

Em novembro de 2024, as micro e pequenas empresas criaram 96% das vagas de emprego em todo o país. O resultado é superior ao que foi registrado em todo o ano passado. É o que aponta um levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Segundo o Sebrae, os pequenos negócios – micro e pequenas empresas (MPE) e os microempreendedores individuais (MEI) –  geraram 102,6 mil vagas de emprego, o que corresponde a 96% das 106,6 mil criadas no conjunto da economia nesse mês.

No acumulado dos 11 meses do ano passado (janeiro a novembro), o levantamento realizado mostra que as micro e pequenas empresas criaram 65% dos 2,2 milhões de postos de trabalho formais no Brasil, ou seja, cerca de 1,4 milhão de empregos.

Diante desse resultado relevante, Décio Lima, presidente do Sebrae, destaca mais uma vez que as micro e pequenas empresas são as grandes responsáveis pela geração de emprego e renda e mais uma vez deram provas da sua importância para a economia brasileira

“Durante todo o ano de 2024, os pequenos negócios foram os grandes campeões na geração de emprego e renda no país. Esses resultados foram alcançados devido às políticas econômicas do governo Lula que protegem a economia dos pequenos negócios. O país apresenta hoje uma taxa de desemprego na ordem de 6,1%, a menor dos últimos 12 anos”, afirma Décio.

“Economia é comportamento. E hoje o bom momento da economia estimula o consumo e quem ganha são os pequenos negócios”, enfatiza o presidente do Sebrae.

Ouça o boletim da Rádio PT:

Da Redação da Agência PTcom Agência Sebrae de Notícias

Posts recentes:

Pular para o conteúdo