O Comitê Popular Antifascista Ponte Rasa Pela Democracia e Lula Livre repudia, de forma enérgica, as hostilidades verbais dirigidas contra o padre Júlio Lancelotti. O Comitê Popular Antifascista Ponte Rasa Pela Democracia e Lula Livre protesta com vigor contra esta animosidade covarde que, de forma vil, procurou intimidar o padre Júlio Lancelotti, em função de sua dedicação à pessoa em situação de vulnerabilidade social. Absolutamente nada justifica esta prática coercitiva que busca constranger e inspirar medo àquele que cumpre seu dever religioso e cívico, de prestar auxílio aos necessitados.
O Comitê Popular Antifascista Ponte Rasa Pela Democracia e Lula Livre, entende que estes atos autoritários são a nítida expressão da ameaça que paira sobre a democracia brasileira, em virtude da ascensão da extrema-direita que, hoje, ameaça para cumprir, amanhã, suas promessas de violência anunciada.
O Comitê Popular Antifascista Ponte Rasa Pela Democracia e Lula Livre, protesta contra as hostilidades dirigidas ao padre Júlio Lancelotti e convoca as forças sociais de esquerda a unirem-se contra o extremismo da direita, que constitui ameaça real ao Estado Democrático de Direito, quando, por meio da insinuação do uso de força, busca impor uma concepção de mundo fundada no individualismo improdutivo e no desprezo às pessoas que vivem na extrema pobreza.
O Comitê Popular Antifascista Ponte Rasa Pela Democracia e Lula Livre rechaça qualquer possibilidade de abdicar da luta por justiça social em função de ameaças e represálias devido o compromisso com os pobres e, por isso, entende que o padre Júlio Lancelotti deve dispor, do conjunto da sociedade, de auxílio humano permanente para a continuidade de sua missão devotada a ajudar os mais necessitados.
O Comitê Popular Antifascista Ponte Rasa Pela Democracia e Lula Livre convoca a sociedade para a ocupação das ruas em defesa do Estado Democrático de Direito e contra as descomposturas autoritárias que lesam a nossa Constituição. O Comitê Popular Antifascista Ponte Rasa Pela Democracia e Lula Livre se solidariza ao padre Júlio Lancelotti e não irá silenciar contra as hostilidades que o cercam, nem irá curvar-se contra estes ímpetos autoritários que saberemos derrotar com determinação e coragem vibrante
Abraço fraterno.
Charles Gentil (PT)
Ana Martins (PCdoB)
Irapuan Augusto Pedro (PCO)
Coordenadores do Comitê Popular Antifascista Ponte Rasa Pela Democracia e Lula Livre