O povo brasileiro sofre hoje com uma inflação descontrolada e com a fome porque Jair Bolsonaro se recusa a fazer o que deveria como presidente da República, denunciou Lula nesta terça-feira (30), em entrevista à Radio Gaúcha (assista à íntegra abaixo). O ex-presidente explicou como grande parte da inflação que corrói a renda dos trabalhadores e deixa muita gente sem ter o que comer é resultado direto das escolhas feitas pelo atual presidente e sua equipe, que não governam para a população, mas para interesses estrangeiros.
“Cinquenta por cento da inflação hoje está subordinada aos preços controlados pelo governo. Portanto, o governo tem muita responsabilidade pela inflação, pelo preço da energia, pelo preço do gás, pelo preço da gasolina, pelo preço do óleo diesel”, disse Lula, denunciando, por exemplo, a política de preços da Petrobras, que cobra em dólar pelo combustível produzido dentro do país.
“Olha o preço da gasolina. Não tem explicação a Petrobras manter preço internacional num país que é autossuficiente. Não tem sentido o Brasil tentar distribuir este ano mais de US$ 65 bilhões de dividendos para os acionistas minoritários em detrimento do povo brasileiro. Que estupidez é essa?”, indagou Lula, lembrando que, em seu governo e no de Dilma Rousseff, a política era outra e respeitava os interesses nacionais.