“Leituraço” leva cultura africana a alunos da rede municipal

 

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, que será comemorado nesta quinta-feira (20), 800 mil alunos da rede municipal de ensino realizam um “leituraço”, atividade em que têm contato diário com obras literárias africanas e afro-brasileiras. O prefeito Fernando Haddad participou da maratona de leitura nesta quarta-feira (19) com 30 crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Gabriel Prestes, no bairro da Consolação, região central.

“O acesso à cultura se dá pela leitura. Nós temos que estimular muito as nossas crianças, para que eles interajam desde cedo com o mundo da escrita, passem a ser leitores e provoquem também uma mudança dentro de casa. Então é muito importante uma atividade como essa em um dia tão importante como o Dia da Consciência Negra, em que as pessoas têm um momento de reflexão sobre a nossa formação. Às vezes a gente esquece que 50% dos brasileiros têm origem africana”, afirmou Haddad, após ler para as crianças a obra “Menina Bonita com Laço de Fita”, de Ana Maria Machado. Após a leitura, os estudantes de 4 e 5 anos fizeram uma apresentação com canções da cultura afro-brasileira.

Desde 3 de novembro, a atividade de leitura trouxe 23 títulos a alunos de 1462 Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFs), de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS), de Educação Infantil (EMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) diretas.

“As professoras já têm a experiência de serem mediadoras e de serem encantadoras das crianças. A novidade agora é que neste trabalho que é feito continuamente nós tivemos um choque positivo por conta da temática do legado das culturas africanas para a constituição do estado e do Brasil. Isso foi tratado como uma tese de grande sinergia no conjunto da rede”, disse o secretário César Callegari.

Na programação do leituraço, foram utilizados títulos adequados a cada etapa de aprendizado. Nas 567 escolas de ensino fundamental e médio, de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) a ação compreende leituras com duração de 30 minutos, em ações simultâneas. Já para os cerca de 250 mil alunos das 895 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) diretas, os educadores fazem sessões nas próprias salas com as crianças ao longo do período de aula.

Mais detalhes sobre a programação e sobre os títulos utilizados estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Educação.

Programa Quem Lê, Sabe Por Quê


A ação do “leituraço” está ligada a um conjunto de iniciativas de estímulo à leitura realizadas pela rede municipal de ensino. O Programa Quem Lê, Sabe Por Quê, lançado em setembro de 2013, articula o incentivo ao hábito de ler entre estudantes, educadores e nas comunidades. Cada um dos atuais 45 CEUs da cidade de São Paulo conta com um núcleo do programa, acompanhado por um tutor, com experiência comprovada na área e com formação em nível de Mestrado ou de Doutorado. Envolve formação permanente de mediadores de leitura e a realização de atividades culturais.

Fonte: Prefeitura de SP – Secom

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