“Poucas pessoas têm a capacidade do Alexandre Padilha, mas para que ele consiga governar, vamos ter que enfrentar as mentiras”, disse o ex-presidente em evento
“O PT é vítima de muitas mentiras. Poucas pessoas têm a capacidade do Padilha, mas para que ele consiga governar o estado, vamos ter que enfrentar as mentiras contra o partido na internet, nos sindicatos, nas comunidades e no boca a boca”, disse. “Só assim vamos eleger alguém diferente, alguém que goste de povo”.
Segundo o ex-presidente, “está na hora da gente tirar desse estado o tucano, que tem voo baixo, e colocar no lugar uma estrela, que chega muito mais longe”. Cerca de 2 mil pessoas participaram da plenária.
Depois de citar uma série de avanços na previdência, na saúde e na educação ao longo dos últimos anos, o ex-presidente disse que, mais do que nunca, é “preciso comparar o Brasil antes e depois de nós”. Lula foi o presidente que mais entregou novas universidades, 14 no total, e escolas técnicas. “Pobre tem direito de estudar nesse país. Precisamos de governantes com esse compromisso”.
Horas antes da plenária, Padilha e o ex-presidente Lula visitaram o Estaleiro Rio Tietê. Ambos viram a linha de montagem de barcaças para transporte de mercadorias na hidrovia Tietê-Paraná. A instalação do estaleiro em Araçatuba é fruto de investimentos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). “Investir em soluções inovadoras, como hidrovias, é uma das linhas do PAC. Temos muito potencial para transportar grãos pelo Tietê e reduzir o preço da carga”, disse Padilha.
Ao comentar o sucesso do estaleiro em Araçatuba, o coordenador da Caravana Horizonte Paulista disse que o atual governo de São Paulo parou de acreditar no potencial das regiões de São Paulo. “O PSDB nesses 20 anos só olhou para essa região como depósito de presídios. O PT vê essa região como motor do desenvolvimento. O PT quer governar São Paulo para apoiar o potencial de cada região do Estado”, disse.
Além da visita ao estaleiro, Lula e Padilha participaram de almoço com mais de cem convidados, a maioria deles empresários. Durante o encontro, Lula destacou a capacidade de diálogo de Alexandre Padilha, ressaltando que o estado de São Paulo precisa mudar sua postura frente à federação. “Hoje é tempo de diálogo, de habilidade política. Ninguém é mais de conversa do que o Padilha”, disse Lula.
Caravana Horizonte Paulista
Criada para abrir um amplo diálogo com todos os segmentos da sociedade, a Caravana Horizonte Paulista tem promovido debates e eventos em todas as regiões do estado de São Paulo desde o início de fevereiro. Coordenada pelo ex-ministro Alexandre Padilha e com o slogan “um horizonte sem limites”, a caravana tem mantido diálogos com lideranças políticas, comunitárias, empresariais, sindicais, universitárias e sociais (representantes da juventude, mulheres, negros, índios e movimentos sociais). O objetivo é construir um plano de governo criativo e factível para São Paulo a partir desses diálogos.
A primeira caravana visitou as regiões de Ribeirão Preto, Barretos e Campinas. A seguinte percorreu o Vale do Ribeira. A terceira caravana esteve nas cidades do Alto do Tietê, incluindo Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano e Salesópolis, a quarta passou por todas as cidades do litoral paulista, de Ubatuba a Peruíbe, a quinta caravana passou na semana passada pelas regiões da Alta Paulista e Presidente Prudente, a sexta por Osasco, Carapicuíba e Juquitiba. A mais recente ocorreu em Araçatuba. Ao todo, já foram mais de 80 cidades visitadas.