A primeira das nove plenárias de prestação de contas do PT com Haddad aconteceu neste sábado (05/03), no Clube Indiano, M’ Boi Mirim. A atividade realizada pelo Diretório Municipal do PT-SP abrangeu os Diretórios Zonais de Campo Limpo, M Boi Mirim e Santo Amaro.
De acordo com Haddad, o conjunto de ações na zona sul é extraordinário e tem impacto sistêmico, o que foi realizado em determinado lugar beneficia outras áreas da região da cidade. Como exemplo ele citou a entrega de 500 leitos novos leitos no Hospital de Campo Limpo e a construção das novas pontes São Pedro e Laguna construídas sobre a Marginal Pinheiros e da avenida Luiz Gushiken. “Fizemos muito mais em quatro anos com dificuldades na economia do que eles (Serra e Kassab) que tiveram 8 anos de gestão com a economia crescendo a 5 % por ano”, afirma o prefeito.
Ao comparar as ações da gestão Haddad com a atuação dos tucanos, Haddad apresentou as questões: “Sabe qual o ritmo tucano das obras do metrô? Um jaboti anda mais de 100 metros por hora, uma lesma anda 10 metros por hora. O metrô anda 27 cm por hora, ou seja, uma lesma anda mais rápido do que a atuação deles na mobilidade no estado. É este o Acelera São Paulo que eles querem para a cidade? Quantas UPAs, corredores de ônibus e UBSs os tucanos fizeram na cidade? As coisas estavam regredindo com um pico de crescimento econômico a 5% no ano”, destacou ele.
O presidente do Diretório Municipal do PT-SP, Paulo Fiorilo ministrou a plenária que garantiu a fala das demandas de todos os representantes dos Diretórios Zonais. Entre as questões apresentadas pelos estavam a necessidade de melhorar a comunicação das ações da prefeitura, o aumento da autonomia das subprefeituras e a indignação com o abuso da justiça e da grande imprensa com a tentativa de criminalizar o PT.
Além da atuação da prefeitura, a indignação pela medida coercitiva que levou o Lula a depor na última sexta-feira (04/03) foi destacada na plenária. Sobre o assunto, o Padre Jaime ressalta “Nós construímos este país com muito suor, este é momento de levantar a cabeça e como diz o Frei Beto reconstruirmos a esperança”, disse o padre.
O presidente do Diretório Estadual Emídio de Souza destacou que a vitória do prefeito Fernando Haddad é prioritária para o partido. “Muitos deixaram o PT querendo ser maior do que o partido, mas nenhum conseguiu ser maior”. Sobre os ataques ao partido ressaltou “Quando tentarem qualquer tipo de golpe vão encontrar homens e mulheres prontos para a luta. Nós não vamos paralisar por conta de qualquer ataque que se faça ao PT ”, disse ele ao ressaltar também que o PT sempre valorizará o combate a corrupção.
Além dos presidentes dos Diretórios Zonais de Campo Limpo Paulínia, Santo Amaro Mazé e M’ Boi Mirim Jorjão e membros da executiva municipal do PT Maria Rocha, Luciano Barbosa, Osvaldo Bezerra “Pipoca” e Cleuza Garcia, estiveram presentes os parlamentares Carlos Zaratini, Vicente Cândido, Enio Tatto, Jair Tatto, Alfredinho, Antônio Donato, Paulo Reis; os secretários Alexandre Padilha de Saúde, Chico Macena de Governo, Valter Correia de Gestão, Arthur Henrique do Empreendedorismo e Trabalho, Simão Pedro de Serviços, José Américo de Relações Governamentais, Jilmar Tatto de Transporte; os subprefeitos de Santo Amaro Laércio Ribeiro, M’ Boi Mirim Nerilton Antônio do Amaral e o chefe de Campo Limpo João Carlos Alves.
Combate à corrupção:
De acordo com Haddad se tem um governo que pode falar de ética é o atual. “Combatemos a máfia do ISS e a máfia da Controlar. A máfia do ISS, desviou 500 milhões. Não é só combater a corrupção é exigir a devolução de centavo por centavo”, disse ele.
Ações para cidade
Haddad falou sobre o conjunto de ações que tem mudado a cara de São Paulo. “Criamos o recorde de vagas na educação infantil, foram mais de 80 mil novas vagas e implantamos universidade em 31 CEUS da cidade. A prefeitura vai inaugurar 20 salas de cinemas nos CEUs para levar cultura para as áreas mais carentes da cidade. Hoje 50% da população da periferia nunca foi ao cinema. Teremos 1 milhões de ingressos por ano”.
Ações na região
Sobre as ações de mobilidade para região falou sobre a entrega de duas pontes na região que vão aliviar o trânsito na ponte João Dias. Na área de serviços destacou que o bairro do Jardim Ângela terá toda iluminação de led até junho.
A iluminação de led representa mais segurança e economia, de acordo com Haddad em breve esta iluminação será levada para toda cidade, pois ela tem o dobro da capacidade de iluminação e representa economia de até 50% na conta de luz.
Comunicação
O prefeito destacou que a comunicação é um problema sério e complexo de ser resolvido, devido à oposição da grande imprensa. “Muitas ações como a construção do Hospital Parelheiros, uma conquista que representa 30 anos de luta, os moradores não sabem que será entregue este ano. Mas quando as pessoas estiverem prestando a atenção nas eleições, nós vamos levar a informação e eles (os grandes veículos de imprensa) vão ficar como mentirosos”, disse Haddad.