Bicicletário municipal é aberto ao público com atividades gratuitas no Largo da Batata

O Largo da Batata, em Pinheiros, na zona oeste da cidade, recebeu neste sábado (2) o bicicletário público municipal. O equipamento fica ao lado da estação Faria Lima da Linha-4 Amarela do Metrô e tem capacidade para guardar 100 bicicletas dos próprios usuários, e não as compartilhadas, além de outras duas vagas para pessoas com deficiência.

Durante a cerimônia de entrega do bicicletário, o prefeito Fernando Haddad lembrou que o equipamento é um projeto de ocupação do espaço público que estimula o transporte intermodal (bicicleta e transporte público coletivo) e integra um sistema cicloviário de aproximadamente 37 quilômetros, no eixo oeste-sul da cidade.

“São 102 bicicletas que vão poder ficar estacionadas aqui [no bicicletário] para que as pessoas possam entrar no Metrô. Então toda a região acaba sendo beneficiada, e você pode poupar um deslocamento. Tanto o que pegava o ônibus pode vir pra cá de bicicleta quanto aquele que vinha a pé pode querer se divertir mais com a bicicleta”, afirmou Haddad.

O prefeito lembrou que o bicicletário faz parte de um programa da Prefeitura para ampliar a malha cicloviária da cidade. O objetivo é construir 450 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas até o fim de 2015, conectando parques e praças, principalmente aquelas que tem sinal wi-fi livre para internet, com iluminação própria.

Como usar o bicicletário

Para usar o bicicletário do Largo da Batata é preciso fazer um  cadastro pessoal e da bicicleta no próprio local. O uso é totalmente gratuito e o funcionamento é 24 horas por dia. O equipamento também oferece algumas ferramentas básicas para ajustar a bicicleta e encher o pneu. Uma floricultura vai funcionar ao lado do bicicletário.

A construção do equipamento atende a uma antiga demanda da sociedade e se configura como uma das primeiras ações de ocupação do Largo da Batata, resultado de um dialogo aberto com moradores, trabalhadores, usuários e ativistas da região.

O projeto foi elaborado e construído pela Prefeitura, com participação ativa de cicloativistas. A gestão do bicicletário será do Banco Itaú, que através do termo de cooperação firmado com o município vai fazer a manutenção e conservação do espaço durante 36 meses, inicialmente.

Festival Bike na Batata

Para comemorar a inauguração do bicicletário público municipal, está sendo realizado neste fim de semana o Festival Bike na Batata, que terá música, exibição de filmes, artes, oficinas e diversas atividades ligadas ao mundo da bike (veja a programação abaixo). O evento acontece em uma parceria entre a Prefeitura, o Aromeiazero e o Banco Itaú. Toda programação é gratuita e aberta ao público.

Posts recentes:

Arquivos

Pular para o conteúdo