O deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) realiza um encontro para celebrar os 20 anos do Bilhete Único em São Paulo, no SinSaúdeSP, nesta quinta-feira, a partir das 18h. O evento contará com as presenças do pré-candidato a prefeito da capital paulista, Guilherme Boulos (Psol) e da ex-prefeita Marta Suplicy (PT). Tatto foi o secretário Municipal de Transporte responsável pela implantação do Bilhete Único em maio de 2004, no governo de Marta Suplicy (2001-2004).
“Nosso objetivo é trazer o retrospecto de uma ação inovadora e bem-sucedida, que mudou a forma de se locomover de milhões de paulistanas e paulistanos”, afirma Tatto. Em uma plenária realizada no dia 3 de fevereiro de 2024 na Zona Leste da capital, Jilmar Tatto apresentou a ideia a Guilhermo Boulos, que se comprometeu a debater a proposta na hora da elaboração do plano de governo.
Para o parlamentar petista, o encontro também será uma oportunidade de refletir sobre a necessidade de se apresentar propostas ousadas para a questão do transporte público em São Paulo. Defensor da Tarifa Zero na Câmara Federal, Tatto acredita ser fundamental debater o assunto no processo eleitoral deste ano. “São 108 cidades que praticam a Tarifa Zero no Brasil. São Paulo reúne condições estruturais, técnicas e orçamentárias para avançar com responsabilidade nesse tema”, garante o deputado.
“A Tarifa Zero é a coroação das políticas de mobilidade dos governos de Luiza Erundina, Marta Suplicy e Fernando Haddad. Só ela vai garantir acesso pleno de todos os cidadãos aos serviços e espaços públicos e privados que nossa cidade oferece”, finaliza Tatto.
Alguns número do Bilhete Único
Nesses 20 anos foram transportados mais de 51 bilhões de passageiros, com 12 bilhões de integrações. Estima-se que houve uma economia de 55 bilhões de reais para os usuários.
Um estudo conduzido logo após um ano da implantação do Bilhete Único, em 2005, mais de 60% das pessoas disseram que conseguiram economizar dinheiro usando o Bilhete Único, e puderam gastar mais com as contas da casa, com a alimentação, moradia e lazer. Mais de 80% das pessoas passaram a andar ainda mais de ônibus depois do Bilhete Único.
Data: 23 de maio
Horário: 18 horas
Local: SinSaúdeSP
Endereço: Rua Tamandaré, 393, Liberdade – São Paulo – SP