Os encontros de Fernando Haddad com as populações de bairros localizados nas periferias da Capital têm escancarado a falta de opções de transporte público para quem vive nos extremos da cidade. Em visita à região da estrada do M’Boi Mirim na manhã desta segunda-feira (22), o candidato do PT ao governo do Estado de SP viu de perto o problema e garantiu que, em sua gestão, a expansão do metrô será uma de suas prioridades na área de Transporte e Mobilidade.
Em conversa com moradores, Haddad lembrou que “o metrô no Jardim Ângela (por onde a estrada do M’Boi Mirim passa) é prometido há quinze a vinte anos. O povo cansou de ouvir promessa. a gente tem que trazer o metrô pra cá. Nós tamo falando de um milhão de pessoas que podem ser beneficiadas direta ou indiretamente com a chegada do metrô aqui”.
O petista também fez questão de mencionar as melhorias na região realizadas durante a sua gestão como prefeito de SP. “Nós conseguimos, na minha época de prefeito, duplicar uma parte da Estrada do M’Boi Mirim lá perto do Rio Pinheiros. Foram que três quilômetros de via que desafogou o trânsito. Fizemos também a ponte do Jardim Capela que também ajudou. Mas eu vou ser sincero: se a gente não duplicar toda a estrad e não fizer o metrô, nós não vamos esolver o problema de transporte dessa comunidade”, concluiu.
Conheça outras propostas para o transporte coletivo para o Estado de SP:
– Recriar uma rede ferroviária intermunicipal de passageiros, integrando as cidades da Macrometrópole Paulista, através da implantação do trem Campinas – São Paulo e retomada dos estudos para a implantação de ligação entre São Paulo, Santos, Sorocaba e São José dos Campos.
– Expandir o metrô e modernizar e a ampliar as linhas da CPTM, priorizando as áreas periféricas, as ligações perimetrais (interbairros), as conexões com os aeroportos, as obras em andamento e com estudos já realizados: linha 6 e a expansão da linha 2 até Guarulhos; linha 13 para os bairros de Pimentas e Bonsucesso; linha 4 para Taboão de Serra; linha 5 para o Jardim Ângela; linha 15 para Cidade Tiradentes; linha 17 para Jabaquara e Paraisópolis; linha 2 até a Lapa; dar início às obras da linha 20 para o ABC; dar continuidade aos estudos e projetos para a implantação de novas linhas.
– Qualificar as estações do Metrô e CPTM e terminais de ônibus, garantindo acessibilidade, banheiros públicos, conforto e informação, assim como implantar novas como elementos de inserção urbana, de criação de novas centralidades, com equipamentos de cultura e lazer.
– Priorizar o transporte coletivo nas vias públicas, criando faixas livres para os ônibus em trechos de grande circulação nas rodovias estaduais localizados nas regiões metropolitanas e apoiando, induzindo e viabilizando recursos para os municípios implantarem BRTs, VLT, corredores ou faixas exclusivas de ônibus nas principais vias arteriais e de conexão entre municípios conurbados.
– Apoiar os municípios médios e pequenos a manterem sistemas organizados de transporte coletivo, respeitando as especificidades locais, e a implantarem e recuperarem as estradas vicinais.
Da Redação do site: www.haddadoficial.com.br