O Diretório Municipal do PT realizou neste sábado (16-03) o debate “A Comunicação não está na grande mídia”. O evento contou com a exposição de Veridiana Alimonti advogada e membro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, do professor da Universidade Federal do ABC, especialista em redes sociais Sérgio Amadeu e do coordenador da Rede Brasil Atual Paulo Salvador.
De acordo com Veridiana Alimonti, “Quando falamos em reforma política, é preciso falar também da reforma dos meios de comunicação”, disse ela, que também ressaltou, “O eixo Rio-São Paulo ecoa por todo país, o que é o Brasil, esquecendo a programação regional, limitando-a somente um jornal regional”.
Segundo Veridiana é preciso brigar para que o debate sobre a regulamentação econômica da mídia permaneça na pauta, ainda mais com o Congresso e situação atual do país. “Censura é estabelecer uma programação eixo Rio – São Paulo com uma visão única no país”.
Outros temas destacado por ela como problemas estruturais da comunicação no país foram a questão dos políticos terem concessões diretas com as emissoras de rádio e o fato das rádios comunitárias serem criminalizadas no Brasil.
O Professor da Universidade Federal do ABC, especialista em redes sociais, Sérgio Amadeu ressaltou que a disputa pela democracia é comunicacional. Falou sobre a necessidade de fazer a disputa pela hegemonia que é cultural. Fez uma apresentação sobre os temas e pessoas mais influentes nas redes sociais twitter e facebook. Amadeu destacou também a necessidade do partido disputar este espaço e inverter a lógica, imposta hoje na rede, que não tem nos favorecido.
Paulo Salvador da Rede Brasil Atual falou sobre a importância do militante conhecer o artigo 5° da Constituição que fala sobre a Comunicação e destacou que a comunicação tem que ser tratada sempre como estratégica, pois envolve o poder.
Durante o debate Veridiana divulgou o site www.paraexpressaraliberdade.org.br e falou que o discurso do militante precisa ir além de criticar a grande mídia, “nós temos que dizer que queremos liberdade de expressão, eles podem continuar falando (os veículos tradicionais de imprensa), mas nós queremos espaço também”, disse ela.
Organizado pelos Diretórios Zonais da região Oeste, o evento foi intermediado pelos membros da executiva municipal do PT, João Bravin, Débora Pereira e a presidente do DZ do Butantã Larissa D’Alckmin. A representante da executiva do Diretório Nacional do PT, Vivian Farias também participou do debate e falou sobre a necessidade do tema reforma política estar sempre presente nos debates do partido.