O “Ato Mundial Stop Bolsonaro prevista para o dia 28 de junho de 2020” já conta com a adesão de mais 60 cidades, em pelo menos 23 países. Os comitês internacionais Lula Livre de Londres, Dinamarca, Espanha, Alemanha, EUA e França também confirmaram participação na agenda.
No Brasíl, a mídia e os sites progressistas tem divulgado o Dia Mundial Stop Bolsonaro. Também está prevista a participação do ator José de Abreu, que participará do ato em Auckland, Nova Zelândia, além de eventos com veículos de imprensa da Itália, Suíça, Portugal e da Alemanha.
De acordo com a Secretaria de Relações Internacionais do PT, apesar de ser um ato unificado, cada cidade trabalha de maneira autônoma e as respectivas coordenações de cada manifestação nas ruas são as responsáveis por organizar os eventos e orientar os participantes, considerando a realidade de cada país/cidade.
“Para aqueles que não poderão sair nas ruas serão feitas atividades virtuais como: lives, entrevistas, flashs ao vivo das manifestações ao redor do mundo, barulhaços, tuitaços, música e arte, pretendemos levar nossa hashtag #StopBolsonaroMundial às TT’s do twitter mundial”, destaca o informe divulgado pela SRI/PT.
Segundo a SRI, nos atos presenciais haverá iniciativas para coleta de alimentos não perecíveis, não tendo sido definida ainda o procedimento para os atos virtuais está em debate os locais para recolhimento destas doações. Esta atividade conta com o apoio da CUT e do MST.
Em razão da Covid-19, a organização também criou um protocolo de segurança digital e presencial do manifestante, e será distribuído aos coletivos e nas redes, disponível no site do evento.
Na internet, está no ar os sites: www.stopbolsonaro.com e stopbolsonaro.com.br
Confira as cidades e países com atos confirmados:
Américas
- Canadá: Quebec
- Estados Unidos: Los Angeles, Nova York e Boston
- México: Cidade do México
- Costa Rica: San José
- República Dominicana: Santo Domingo
- Chile: Santiago e Valparaiso
- Argentina: Buenos Aires
- Uruguai: Montevideo
Oceania
- Nova Zelandia: Auckland, Stratfort e Wellington
Asia
- Mianmar: Yangon
Europa
- Finlândia: Helsinque
- Portugal: Lisboa, Coimbra e Porto
- Espanha: Madrid, Barcelona e Palma de Maiorca
- Itália: Roma e Bologna
- Irlanda: Dublin
- Alemanha: Dresden, Colônia, Frankfurt, Munique, Nuremberg, Tübingen, Stuttgart, Hamburgo, Hannover e Berlin
- Áustria: Burgenland, Graz e Viena
- França: Paris e Estrasburgo
- Reino Unido: Londres
- Países Baixos: Amsterdam
- Dinamarca: Aarhus
- Suíça: Genebra e Zurique
- Suécia: Estocolmo
Quem quiser incluir a sua cidade, ato e para mais informações, basta acessar o site: https://www.stopbolsonaro.com/contato
Da Redação da Agência PT, com informações da SRI/PT