Hoje, dia 13 de maio, houve uma grande manifestação de todo o partido em diversos pontos da cidade de São Paulo. Foi entregue à população um material onde é exposta a fragilidade da atual gestão em relação ao transporte público na capital.
Hoje o metrô de SP é um dos meios de transporte mais caros e lotados do mundo, transportando no horário de pico até 12 (doze) pessoas por metro quadrado. A superlotação é provocada pela falta de infra-estrutura e investimentos no setor.
A extensão do metrô de SP é irrisória, com apenas 61,3 km para mais de 11 milhões de habitantes. Se comparada com a Capital do México, que possui um porte comparável ao da cidade de São Paulo, os números são ainda mais gritantes, pois lá, existem mais de 200 km de linhas do metrô.
O dia do PT na rua ainda manifesta a indignação da população do M’Boi Mirim que já não aguenta mais os transtornos causados pelo descaso da Prefeitura com o transporte. Passageiros chegam a ficar mais de 1 hora esperando o ônibus no ponto, e quando aparece, sempre está lotado, obrigando a população fazer o percurso a pé.
O material ainda traz a lenda do “enganotrilho” que virou a solução para todos os problemas da cidade, os corredores de ônibus (53,1km) prometidos na campanha eleitoral, e que até agora não foi feito nenhum centímetro, e também o repasse de verba da prefeitura para o Rodoanel que não foi realizado, a quantia é de 65,5 milhões e foi aprovada pela Câmara Municipal em 2009.