Parlamentar é autor da lei_12.045 de 2005 que deu origem à premiação, disse se sentir muito honrado e feliz que uma simples iniciativa tenha tomado uma proporção tão grande.
Por Imprensa deputado Simão Pedro
Quarta-feira, 17 de outubro de 2012
No Dia Mundial da Alimentação (16/10), o deputado estadual Simão Pedro foi convidado para participar da entrega do Prêmio Josué de Castro, promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e pelo Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Foram premiados projetos em duas categorias: Programas/Projetos de Políticas Públicas e Pesquisa Científica. Os dois primeiros lugares ficaram respectivamente com a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação com o projeto “Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO” e com o Instituto de Pesca com o trabalho “Desenvolvimento de biscoito a base de carne mecanicamente separada de peixes subutilizados”
O deputado, que é o autor da lei_12.045 de 2005 que deu origem à premiação, disse se sentir muito honrado e feliz que uma simples iniciativa tenha tomado uma proporção tão grande. “Em 2004, tive aprovada a Lei nº 12.283, de 2004 que cria o Programa Estadual de Combate à Obesidade e Sobrepeso, para desenvolver ações no combate à obesidade infantil nas escolas públicas, na capacitação de funcionários da saúde e na regulação da publicidade de alimentos infantis. Porém, ainda aguardamos regulamentação. Após isso, em conversa com uma amiga nutricionista tivemos a ideia de homenagear o Dr. Josué de Castro com a Lei que leva o nome ao Prêmio. As demandas da alimentação e combate à obesidade, por exemplo são temas urbanos e atuais e nada mais justo do que estarmos presentes no Dia e na Semana da Alimentação Saudável, homenageando Josué e premiando pesquisadores”, disse Simão Pedro que coordena a Frente Parlamentar pela Segurança Alimentar e Nutricional da Assembleia Legislativa.
Compuseram a mesa a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado, Mônika Bergamaschi, o representante do Consea Nacional, Edgard Moura, o chefe de gabinete do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Coronel Alécio da Silva Júnior, o presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado, Ernane Silveira Rosas, o coordenador da Codeagro – Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, Cleiton Gentili e o representante da Câmara Municipal de São Paulo, Pedro Costa Neto.
Na ocasião foi lançado pela Secretaria de Agricultura por meio do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável o livro “Receitas de Ouro”, que inclui as 100 melhores receitas do Cesans, publicadas nos últimos 30 anos e ainda o Manual de Sucos, que busca incentivar o consumo de água, frutas, verduras e legumes.
Ao final, Bergamaschi parabenizou o deputado Simão Pedro pela iniciativa da criação da Lei e lembrou do Dia da Alimentação. “A população brasileira é dividida em duas partes: uma de pessoas que não tem acesso à comida e outra que vive de dieta. Precisamos ampliar a participação da sociedade civil nestes temas relacionados à alimentação”, comentou a secretária.
O Prêmio
A premiação, oriunda da Lei 12.045, de 21 de setembro de 2005, do deputado Simão Pedro, tem a finalidade de valorizar e incentivar iniciativas de combate à fome e de promoção da segurança alimentar e nutricional do Estado. Este Prêmio homenageia Josué de Castro, médico e sociólogo, que estudou e detalhou as causas da fome no Brasil, motivo pelo qual se tornou um importante cientista das questões sociais e nutricionais. Josué de Castro escreveu diversos livros, o mais famoso deles, Geografia da Fome, emq ue mapeou e pontuou as causas históricas da desnutrição do povo brasileiro.
Neste contexto, o Estado de São Paulo tem evoluído de forma significativa para a promoção da segurança alimentar e nutricional com programas, projetos e pesquisas em diversos órgãos estaduais e municipais.
*Título original da matéria: “Fiquei muito honrado em saber que a iniciativa da minha Lei tenha virado este momento tão importante”, disse Simão Pedro durante entrega do Prêmio Josué de Castro