Senadora petista vence em todos os cenários pesquisados pelo Datafolha. Vantagem média de 14 pontos percentuais em relação aos adversários. No levantamento, 32% disseram ainda que reprovam a administração do prefeito Kassab.
Por Redação LD (CF), com informações FSP e Terra
O Instituto Datafolha publicou nesta segunda-feira (5) a primeira pesquisa sobre as candidaturas à eleição municipal. No levantamento, que ouviu 1.039 moradores de São Paulo na última quinta-feira (1º/9), ao ser perguntado “Qual é o melhor candidato à Prefeitura de SP?”, Marta lidera a corrida pela Prefeitura de São Paulo em todos os cenários pesquisados, com vantagem média de 14 pontos percentuais em relação aos adversários.
Sua menor folga na simulação só acontece quando o cenário tem Serra como o candidato tucano. Ainda assim, a ex-prefeita de SP aparece com 29%, contra 18% do rival – uma vantagem de 11%.
Nesse cenário, Russomanno é o terceiro colocado, com 13%. Atrás, empatados tecnicamente, aparecem o vereador Netinho de Paula (PC do B), com 8%, a ex-vereadora Soninha Francine (PPS), com 6%, e o deputado Paulinho da Força (PDT), com 6%.
Serra só cresce, quando Marta some do cenário proposto aos entrevistados. O ex-governador José Serra (PSDB) e o ex-deputado Celso Russomanno (PP) aparecem empatados na ponta, com 19%.
No cenário em que o candidato do PSDB é o senador Aloysio Nunes Ferreira, Marta alcança 31% e é seguida por Russomanno, com 15%.
Netinho de Paula (9%), Soninha (8%), Paulinho da Força e Aloysio (7% cada um) aparecem tecnicamente empatados em terceiro lugar.
O levantamento testou outros dois pré-candidatos do PSDB. O deputado estadual Bruno Covas atinge 6%, e o secretário estadual de Energia, José Aníbal, chega a 4% das intenções de voto.
No primeiro cenário em que Haddad é o candidato do PT, Serra e Russomanno dividem a liderança com o mesmo índice: 19%. Em terceiro lugar, há empate entre Netinho (13%), Paulinho da Força e Soninha (9% cada um).
Chalita atinge 5%. Eduardo Jorge, D`Urso e Haddad têm 2% cada um.
Quando a lista de candidatos exclui Marta e Serra, Russomanno alcança 20% se o candidato do PSDB for Aloysio, e 21% nos cenários com Bruno Covas ou José Aníbal.
Nas três simulações, Netinho aparece em segundo, com 15%. Soninha fica com 11%, e Paulinho da Força oscila entre 10% e 11%.
O deputado Gabriel Chalita (PMDB) é citado por 3%. Luiz Flávio Borges D`Urso (PTB) e Eduardo Jorge (PV) aparecem com 2% cada um.
Força dos padrinhos
Lula segue como o cabo eleitoral de maior peso na eleição: 40% dos entrevistados dizem que poderiam votar num candidato apoiado por ele. O apoio da presidente Dilma Rousseff (PT) é importante para 26%, e o do governador Geraldo Alckmin (PSDB), para 27%. O indicado do prefeito Gilberto Kassab só teria a preferência de 15%. Outros 38% dizem que não votariam no candidato do prefeito.
Rejeição
A maior rejeição aos nomes citados na pesquisa como pré-candidatos foi atribuída ao atual vereador Netinho de Paula, que obteve 33%. Logo na sequência, 32% disseram que não votariam de jeito nenhum no tucano José Serra e 30% rejeitam Marta.
Kassab é reprovado por 32%
O levantamento também indicou mais uma queda na avaliação da gestão Gilberto Kassab. São 32% que reprovam a administração do pessedista contra 24% dos paulistanos a avaliam como ótima ou boa. O índice de aprovação é o mais baixo desde março de 2007, quando Kassab obteve 15%.
De acordo com a pesquisa, o índice de quem considera a atual administração regular subiu para 41%. Saúde é apontada por 25% dos paulistanos como o setor em que Kassab vai pior. O melhor desempenho é na educação, mostra o Datafolha, para 10% dos moradores de São Paulo.
A margem de erro da pesquisa realizada na quinta-feira passada (1º/9) é de três pontos percentuais.