A CPI da Sabesp desta quarta-feira (03-09) aprovou o convite da presidente da Sabesp, Dilma Pena para depor na sessão de 17 de setembro. A sessão de hoje também elegeu como relator da comissão o vereador Nelo Rodolfo (PMDB) e vice-presidente, Ari Friedenbach (PROS), o vereador Nabil Bonduki é o representante do Partido dos Trabalhadores na Comissão Parlamentar de Inquérito.
Entre os requerimentos propostos e por Nabil Bonduki e aprovados pela CPI nesta-quarta-feira estão a participação do presidente da Arsesp, José Luiz Lima de Oliveira no dia 17 de setembro e para próxima sessão no dia 10, a presença do consultor jurídico, Wladimir Antônio Ribeiro, especialista em concessão para esclarecer questões sobre o contrato vigente da Sabesp para Prefeitura.
Para o dia 17 de setembro também foi convidado para participar da CPI, como representante da prefeitura, o secretário de governo do prefeito Fernando Haddad, Chico Macena.
Fundos de investimentos
Os fundos são valores retirados da arrecadação das contas de água e esgoto pagas pelos cidadãos para serem destinados a determinado investimentos. Um dos questionamentos da CPI é se o valor do fundo da Sabesp está sendo destinado em obras ou para engordar a Sabesp com bilhões de dólares em ações na bolsa de Nova York, enquanto a cidade de São Paulo vive uma crise por falta d’ água.
Água e esgoto
Outro requerimento aprovado é se há despejo irregular de água e esgoto no Jardim Vera Cruz, região do Jardim Ângela, na Zona Sul. O requerimento oficia a delegacia de crimes ambientais para verificar se a Sabesp está cometendo algum crime ambiental.
Crise da Água
Diariamente os noticiários destacam acontecimentos que mostram o descaso do Governo do Estado com o abastecimento de água na cidade de São Paulo, somente na última semana foram divulgadas notícias como: Entidades criticam governo Alckmin por sonegar informações sobre crise hídrica; Alckmin prioriza abastecimento em bairros nobres; Falta de água é culpa do governo de SP, afirma relatora da ONU; Sabesp terá que reduzir retirada do Cantareira e Metade do esgoto de SP vai para rios sem tratamento.
Funcionamento da CPI
A Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada na quarta-feira da semana passada (20/07) tem o prazo de 120 dias de duração podendo ser prorrogada por mais 120 dias. Durante a CPI os parlamentares que compõe a comissão podem requerer documentos, contratos e solicitar que representantes responsáveis pelo contrato de prestação de serviços da Sabesp e esclareçam questionamentos apresentados pelos parlamentares.
Vereadores integrantes
A CPI é comporta por 9 integrantes: Nabil Bonduki (PT), Laércio Benko (PHS), Mário Covas Neto (PSDB), Paulo Frange (PTB), José Police Neto (PSD), Milton Leite (DEM), Roberto Trípoli (PV), Ari Friedenbach (PROS), Nelo Rodolfo (PMDB).