Alckmin não explica aumento da conta de água e CPI chama presidente da Sabesp

Alckmin aumentou em mais de 15% a conta de água. A partir do mês de junho, os consumidores receberão a conta com a alteração. A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Sabesp – instalada na Câmara Municipal de São Paulo para estudar o contrato da companhia com a prefeitura – aprovou nesta quarta-feira (6/5) um requerimento para que o presidente da empresa, Jerson Kelman, venha prestar esclarecimentos sobre o reajuste da conta de água no município.

O objetivo de Alckmin por meio da Sabesp era que o aumento chegasse a 22,7%, porém a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) autorizou o reajuste máximo de 15,24%, no início desta semana.

Com o agravamento da crise hídrica, a Sabesp teve uma grande queda no seu lucro. Em 2013, o lucro da empresa que chegaram a R$ 1,9 bilhão passaram para R$ 903 milhões no ano passado.

Vale ressaltar que a obtenção de lucro da companhia de saneamento é questionavel, já que a empresa deveria ser de total interesse público e reinvestir em serviços todo lucro obtido pela empresa. (No decorrer da CPI esta questão foi mencionada em alguns momentos, por parlamentares membros da Comissão e especialistas que foram depor).

Este é o segundo aumento da conta de água em menos de 6 meses, o último foi de 6,49%, em dezembro.

Enquanto a conta de água aumenta, a população continua passando por problema de falta de água.

Fonte: Texto com informações do Portal da CMSP

Posts recentes:

Arquivos