CPI blinda tesoureiros de outros partidos, afirmam petistas

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC) e a deputada Maria do Rosário (PT-RS) questionaram o por que dos tesoureiros de outros partidos, inclusive de oposição, não terem sido convocados a prestar esclarecimentos à CPI da Petrobras. A questão foi levantada nesta quinta-feira (9) durante depoimento do secretário de Finanças do PT, João Vaccari Neto.

“É inegável que temos uma diferença de tratamento, os (requerimentos sobre os) demais partidos foram sequer apreciados”, afirmou a parlamentar.

“O PT não deve e não teme. O partido está apresentando seus fatos e suas versões. E vocês? Por que estão blindando os demais partidos?”, indagou,

Segundo ela, outros citados, como o lobista Fernando Baiano, deveriam ser ouvidos, mas não tiveram sequer o requerimento de convocação apreciado.

“O Baiano esteve nove vezes na Câmara e, no entanto, ninguém respondeu onde ele foi, em quais gabinetes esteve, com quem ele conversou. Não conseguimos aprovar o pedido para que ele sente onde Vaccari está sentado”, lembrou.

Segundo ela, do ponto de vista político, a oposição quer criminalizar a política e desmoralizar o PT ao mesmo tempo em que tenta desqualificar a Petrobras para viabilizar sua privatização.

“Querem entregar o pré-sal e  colocar fim ao regime de partilha”, disse.

A parlamentar agradeceu a presença de Vaccari na CPI e disse ter sido muito relevante sua participação. questionou.

Sibá afirmou haver uma “rede de proteção” para evitar que o suposto operador do PMDB no esquema de corrupção, o Baiano, seja ouvido pela CPI.

Ele disse ainda que os tucanos querem incriminar o PT e as contas, aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do partido. De acordo com Sibá, o objetivo da oposição é a cassação do registro do PT.

Para ele, a CPI deve ouvir os delatores e ir atrás da ponta da raiz.

“Se houve financiamento partidário, todos os tesoureiros de todos os partidos são exatamente iguais e devem prestar depoimento. O propósito dessa comissão e investigar a corrupção na Petrobras e isso deve acontecer”, disse.

Fonte: Agência PT

Posts recentes:

Arquivos