Conversando com São Paulo: I Seminário sobre Educação

Por DMPT-SP

O primeiro seminário temático da plataforma de governo do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura de São de Paulo, sobre educação, aconteceu neste sábado, 17, e contou com a participação dos educadores Mário Sérgio Cortella (professor da PUC-SP) e Lisete Arelaro (da USP).

O encontro aconteceu no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo e reuniu cerca de 500 pessoas, entre professores, militantes ligados ao setor da educação, parlamentares e dirigentes do PT. Na condução dos trabalhos, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad e o presidente do Diretório Municipal do PT, vereador Antonio Donato.

Entre os temas abordados destacam-se: a situação das creches, principalmente a falta de vagas para crianças de 0 a 6 anos, o analfabetismo, educação especial, EJA (Educação de Jovens e adultos), MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos), política de valorização do professor, escola em tempo integral, entre outras.

A professora titular da Faculdade de Educação da USP, Lisete Arelaro lembrou uma frase do mestre e educador Paulo Freire: “Para ser professor é fundamental acreditar que a mudança é possível”. Para Lisete a gestão democrática é o que faz e constrói uma base sólida para uma educação de qualidade e, ainda destacou que a diversidade é fundamental para a ciência e para a vida.

O educador Mário Sérgio Cortella se baseou em uma frase do pensador Pierre Dac para explicar o que é possível e o que queremos da educação para a geração futura: “O futuro é o passado em preparação”“.

Fernando Haddad fechou o seminário e disse que entende que o ensino é um bem público e um direito do cidadão. “Não consigo pensar em escola pública, sem ocupação de todo o espaço. Educação não se faz só na escola, mas sim utilizando espaços e equipamentos para disseminar as políticas culturais e esportivas também”, garantiu Haddad.

{gallery}DESTAQUES/IMG/conversandoeducacao{/gallery}

Posts recentes:

Arquivos

Pular para o conteúdo