Contra ocupações, PM de Alckmin prende oito alunos

 

 

A Polícia Militar de São Paulo apreendeu, nesta terça-feira (24), oito estudantes que tentavam ocupar a escola Firmino Proença, na Mooca, na zona leste da capital paulista. A intenção do grupo era unir-se às 132 escolas ocupadas até hoje em protesto contra o fechamento de unidades escolares pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB).

Para a operação foram enviadas oito viaturas para o local e os alunos foram encaminhados para o 8º Distrito Policial, no Belenzinho. Os jovens foram acusados de depredação do patrimônio. A União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo informou que enviou advogado para defendê-los. Os alunos foram ouvidos e liberados horas depois.

No total, 132 escolas estão ocupadas, de acordo com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial no Estado de São Paulo (Apeoesp). Quatro escolas foram desocupadas nos dias 17 e 18 de novembro. A Secretaria Estadual de Educação não atualizou os números hoje, mas ontem havia informado que 108 escolas paulistas estavam ocupadas.

Na segunda-feira (23), o Tribunal de Justiça de São Paulo indeferiu o pedido de liminar do governo para a reintegração de posse das escolas.

Uma audiência de conciliação entre as partes foi suspensa por causa da ausência de representantes da Procuradoria do Estado. Hoje, às 18h, uma assembleia levará o debate aos estudantes na sede da União Municipal dos Estudantes Secundaristas.

Fonte: Agência PT de Notícias, com informações da “Agência Brasil”

Posts recentes:

Arquivos