Em novembro, o I Ciclo de Oficinas do Programa Agente de Governo Aberto estará nas ruas. Com cursos e atividades em todas as regiões da cidade, o menu das oficina dispõe de uma programação para atender todo tipo de necessidade: desde oficinas rápidas até cursos mais elaborados como introdução à Programação Aplicada, por exemplo. Os projetos foram escolhidos rigorosamente com base em critérios de qualidade, participação e conteúdo adequado às necessidades de construir uma cidade aberta para os cidadãos.
TODAS AS ATIVIDADES SÃO ABERTAS À POPULAÇÃO — com emissão de certificado
Ao entender que a formação em governo aberto deve se estender a todos os atores da cidade: gestores, servidores, conselheiros e cidadãos, alguns cursos possuem focos específicos que têm por objetivo apenas organizar a temática e focar em sua aplicação para aquele público respectivo. Portanto, todo cidadão pode participar de qualquer oficina, mesmo aquelas que tenham uma orientação específica.
Os cursos e oficinas estão sendo preparados com o maior carinho pelos Agentes e eles também recebem formação pela equipe da São Paulo Aberta para garantir a intersetorialidade das pautas e o aprofundamento da cultura participativa e transparente em todas as regiões da cidade.
Conheça o conteúdo, escolha a sua e participe. Vamos construir uma São Paulo ainda mais Aberta.
As inscrições prévias podem ser feitas de duas formas:
1) Preencha o formulário
OU
2) Envie email para saopauloaberta@prefeitura.sp.gov.br
É possível se inscrever diretamente no local de cada oficina até a data de início da atividade (mas fica sujeito à disponibilidade de vaga)
Oficina de Introdução à Lógica de Programação Aplicada ao Governo Aberto
Desenvolvimento da lógica, criatividade e raciocínio por meio da estruturação de algoritmos com base em comandos de programação. Serão desenvolvidos protótipos únicos com base em dados de governo aberto, focando em temas da cidade e políticas públicas.
Público: Servidores/ Gestores; Interessados em Geral
Duração: 3 encontros de 3:20h (Total: 10h)
Multitude Software Livre: Code Dojo Central Dados Abertos
Aprendizado e treinamento da arte de programação, utilizando a metodologia “code Dojo”. Conhecimentos básicos dos processos que envolvem o desenvolvimento de um software e os principais elementos de uma linguagem de programação. Em uma segunda etapa, os participantes aprenderão como versionar e disponibilizar seu código para a comunidade.
Público: Servidores/ Gestores; Interessados em Geral
Duração: 2 encontros de 5h (Total: 10h)
Cuidando do Meu Bairro
Através da ferramenta “Cuidando do Meu Bairro” a oficina visa compreender a execução orçamentária municipal e discutir conceitos básicos relacionados a orçamento, tecnologias abertas e Lei de Acesso à Informação.
Público: Interessados em Geral
Duração: 1 Encontro de 2:30h
Desenvolvimento com tecnologias Open Source
O curso abordará lógica para programação utilizando tecnologias abertas! Os interessados aprenderão conceitos básicos de programação (Python), além de diversos tipos de desenvolvimento : orientado a objeto (Java), com Banco de Dados (MySQL), para dispositivos móveis (Android), para web, e conceitos básicos de desenho de jogos.
Público: Servidores/ Gestores; Interessados em Geral
Duração: 6 meses (encontros de 2:30h a 3:20h, Total:60h)
Compartilhando Informações (independente da mídia)
O curso visa ensinar tecnologias abertas para elaboração de banco de dados e suas interfaces em plataforma web utilizando softwares livres, para compartilhar informações com outras comunidades.
Público: Servidores/ Gestores; Interessados em Geral
Duração: 3 meses (encontros de 3:20h, total:30h)
Programação de interfaces web: Criando sites responsivos para desktop e mobile.
Curso básico com fundamentos para programação de websites para desktop e celular utilizando softwares livres. O curso cobre desde aspectos introdutórios, como preparação de imagens e uso de fontes, até a publicação de um site, passando por diagramação e lógica de programação básica.
Público: Conselheiros, Interessados em Geral
Duração: 3 meses (encontros de 3:20h, Total:30h)
MapeOLÁ
Abordagem do mapeamento colaborativo como ferramenta para a informação e qualificação da participação social, abrindo possibilidades de uso crítico e propositivo para tais tecnologias livres, como o OSM-tracker em smartphones, em processos de envolvimento político-social, assim como na construção de canais de comunicação com poder público e a população local.
Público: Servidores/ Gestores (Preferencialmente professores); Interessados em Geral
Duração: 3 encontros de 3:20h
Cartografia cultural
Oficina teórica e prática de capacitação em cartografia social e técnicas introdutórias de georreferenciamento. O foco das atividades de formação será a relação entre a ação/produção cultural e os territórios da cidade de São Paulo. Ao final de cada oficina será desenvolvido o esboço de uma cartografia cultural.
Público:Agentes e coletivos culturais
Duração: 1 mês
#OndeéoRolê ?
Georreferenciamento dos espaços que promovem cultura, através do compartilhamento do conhecimento da ferramenta OpenStreetMaps para mapeamento independente e colaborativo e, assim, apresentar o SPCultura como ferramenta de produção cultural em rede.
Público:Alunos de escolas públicas; Interessados em Geral
Duração: 2 encontros de 2:30h(Total:5h)
Georreferenciando Políticas Públicas
Georreferenciamento do ações e equipamentos de políticas públicas com dados abertos e dados empíricos, com o objetivo de formar cidadãos capazes de aplicar dados abertos georreferenciaveis em problemas pragmáticos de políticas públicas e defesa de direitos.
Público:Servidores/ Gestores; Interessados em Geral
Duração:6 encontros de 3:20h (Total:20h)
Mapeando a cidade
Curso para formar cidadãos em metodologia de coleta, tratamento, armazenamento, e análise de dados para elaboração de mapas digitais utilizando um software livre para celulares com sistema Android – o GeoODk (GeoOpen Data Kit), e plataformas de mapas digitais como o Arcgis Online e Openstreetmaps (OSM).
Público:Servidores/ Gestores, Interessados em Geral, Conselheiros
Duração:6 encontros de 3:20h (Total:20h)
Construindo os saberes para uma cultura de participação política
Oficinas sobre importância da participação social na política do município e de oficinas de construção de saberes necessários ao acompanhamento da gestão pública local e à participação na discussão e definição de políticas públicas para o município.
Público:Servidores/ Gestores; Interessados em Geral
Duração:2 encontros de 2:30h (Total:5h)
Redes Sociais e Multimídia na Construção do Conhecimento Participativo
Formação na utilização das diversas redes sociais e na produção de arquivos multimídia em softwares livres para contribuir na construção do conhecimento participativo.
Dois tipos de Oficina (Público Iniciante e Público mais avançado-Gimp/Inkscape)
Oficina 1: Interessados em Geral que não tenham conhecimento aprofundado em informática
Oficina 2: Servidores/ Gestores; interessados em Geral
Duração:6 encontros de 3:20h (Total:20h)
Técnicas de Criação para Produção Multimidia
Desenvolver técnicas de criação para produção multimídia a partir de exercícios teóricos e práticos que estimulam a criação de artes para comunicação visual impressa e online, trabalhando com softwares livres de criação e edição visual.
Público: Servidores/ Gestores (responsáveis pela divulgação de atividades nos locais em que atuam)
Duração:3 meses (Encontros de 3:20h, Total:30h)
Criação e Divulgação Multimídia
Desenvolvimento de atividades formativas com foco nas ações de governo aberto, por meio de oficinas e workshops. Realização de oficinas como produção, edição e finalização de arquivos multimídia, a partir do uso de software livre.
Público:Servidores/ Gestores; Interessados em geral
Duração:1 encontro de 5h
Gênero e poder – Reconstruindo a comunicação nas redes
Conjunto de oficinas que buscará apresentar técnicas de comunicação em rede, bem como de criação de conteúdo para blogs e redes sociais. Para concretizar o processo de aprendizagem, todo o projeto será focado na criação de uma campanha feminista, que auxilie no combate à opressão de gênero.
Público:Servidores/ Gestores; Conselheiros; interessados em geral
Duração:6 encontros de 3:20h (Total:20h)
Redes Sociais como Marketing
Formação em práticas educativas de comunicação para fomentar variadas configurações de ensino e aprendizagem, estimulando os alunos e a comunidade local a participarem das ações/atividades oferecidas por esses gestores nas unidades que gerenciam.
Público:Gestores públicos, ativistas, professores, alunos e interessados
Duração: 1 mês (3 encontros de 3:20h, Total: 10h)
Estratégias de mídias digitais para causas sociais
Essa atividade tem como finalidade dar uma formação básica de comunicação digital para habilitar cidadãos a utilizarem as mídias digitais de forma efetiva com o propósito de potencializar a voz de suas demandas sociais.
Público: Conselheiros, Servidores/ Gestores, Interessados em geral
Duração: 3 meses (Encontros de 3:20h, Total:30h)
Oficina de Pesquisa, Análise e Apresentação de Dados Abertos
Desenvolvimento de planilhas eletrônicas e infográficos a serem elaborados a partir das bases de dados dos principais portais municipais que acessibilizam a transparência. Os participantes ainda compreenderam como realizar pedidos de acesso a informação.
Público: Interessados em geral; Conselheiros
Duração: 1 mês (3 encontros de 3:20h, Total:10h)
Lambe-lambes da Transparência
A oficina trabalhará com a técnica de lambe-lambes para a criação de cartazes, utilizando dados abertos da cidade de São Paulo captados nos portais de transparência.
Público: Estudantes do segundo ciclo do EF; Servidores/ Gestores; Conselheiros
Duração: 1 mês (3 encontros de 3:20h, Total:10h)
Oficina de acesso à informação – Teoria e Prática
Oficinas teóricas de apresentação da Lei de Acesso à Informação, suas principais características e procedimentos, assim como habilitar os participantes a realizarem pedidos de acesso à informação junto às instituições governamentais.
Público: Interessados em geral; Conselheiros
Duração: 1 encontro de 2h30
Base Comum de Informações das Demandas da Cidade
A oficina abordará a utilização do sistema SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da prefeitura, e trabalhará com a visão das demandas da cidade.
Público: Conselheiros; Interessados em geral
Duração: 1 encontro de 2h30
LabExperimental de hackerativismo
Oficinas de cultura digital e dados abertos, transparência, cultura hacker, conceitos e técnicas de recolhimento e visualização de dados.
Público: Interessados em geral
Duração: 6 encontros de 3:20h (Total:20h)
Informação em rede
A oficina capacitará os cidadãos interessados para pesquisar e tratar dados públicos, através da apresentação de dados relativos ao município de São Paulo e ferramentas necessárias para analisar e expor os dados.
Público: Servidores/ Gestores; Interessados em geral
Duração: 1 mês (3 encontros de 3:20h)
Fonte: Portal Gabinete Aberto