Começa hoje (9) a 2ª Conferência Nacional de Juventude

A segunda Conferência, que está sendo realizada pela Secretaria Nacional de Juventude e pelo Conselho Nacional de Juventude, acontece após um amplo debate realizado nas etapas preparatórias, com o envolvimento dos 27 estados e mais de mil municípios, numa parceria direta entre governos e sociedade civil.

Por Conselho Nacional de Juventude

Após meses de muita mobilização, começa, nesta sexta-feira (9/12), a 2ª Conferência Nacional de Juventude. O evento, que será realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), segue até a próxima segunda-feira (12/12) com a presença de aproximadamente 3 mil jovens, que foram eleitos nas etapas preparatórias para atuar como porta-vozes de toda a juventude brasileira. A abertura do evento será às 18h, com a presença do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República); da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo; do presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Gabriel Medina; além de representantes de diversas entidades e movimentos ligados à agenda juvenil. Também participam da solenidade os ministros Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário); Anna de Holanda (Cultura); Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome); Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Iriny Lopes (Políticas para Mulheres).

A segunda Conferência, que está sendo realizada pela Secretaria Nacional de Juventude e pelo Conselho Nacional de Juventude, acontece após um amplo debate realizado nas etapas preparatórias, com o envolvimento dos 27 estados e mais de mil municípios, numa parceria direta entre governos e sociedade civil. Nos próximos dias, além de avaliar os avanços obtidos desde o primeiro encontro, realizado em 2008, os participantes vão discutir os novos desafios da Política Nacional de Juventude, que inclui, entre outros itens, a definição dos direitos da juventude, as ações e programas necessários para assegurá-los, e a necessidade de aprovação do Estatuto e do Plano Nacional de Juventude, como forma de consolidar um marco legal para o setor.

No segundo dia do encontro, serão realizadas três mesas, para debater os seguintes temas: “Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos”, “Juventude e relações internacionais: cooperação sul-sul pelos direitos juvenis” e “Diálogos sociais: rumo à Rio+20”. A programação da manhã de sábado inclui também o anúncio de novos programas pela Secretaria Nacional de Juventude. No domingo os jovens discutirão os eixos temáticos da Conferência, fechando, ao final do dia, as propostas que serão levadas à plenária final, na manhã de segunda-feira.

Veja a íntegra da programação:

09/12 (sexta-feira)
18h – Abertura solene da 2ª Conferência Nacional de Juventude e assinatura de convênio da Secretaria-Geral da Presidência da República com o Ministério das Comunicações de projetos de inclusão digital da juventude rural
20h – Jantar
21h30 – Atividade cultural

10/12 (sábado)

8h30 – Mesa “Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos” e lançamento de programas da Secretaria Nacional de Juventude
11h – Grupos de Trabalho
13h – almoço
14h30 – Grupos de Trabalho
18h30 – Mesa “Juventude e relações internacionais: cooperação sul-sul pelos direi-
tos da juventude”
18h30 – Mesa “Diálogos sociais: rumo à Rio+20”
18h30 – Atividades autogestionadas
21h30 – atividade cultural

11/12 (domingo)

8h30 – Plenárias de Eixos Temáticos
13h – Almoço
14h30 – Plenárias de Eixos Temáticos
17h – Início da Plenária Final
19h – Jantar
20h30 – Atividade cultural

12/12 (segunda-feira)

8h30 – Plenária Final
13h – Encerramento

 

Posts recentes:

Arquivos

Pular para o conteúdo