Com Haddad, SP ganhou 35 hospitais da Rede Hora Certa; relembre seu legado à Saúde

Divulgação

Para milhões de brasileiros, Fernando Haddad é o professor responsável por levar Educação para todo o Brasil.  Para quem vive em São Paulo, ele é o cara que humanizou a Capital a partir de programas como De Braços Abertos e Transcidadania. Mas, para quem não se lembra, foi na gestão dele como prefeito que a maior cidade do País ganhou grandes avanços na área da Saúde.

Um dos seus principais feitos foi ter implantado a Rede Hora Certa, conjunto de hospitais que realizam exames, consultas com especialistas e cirurgias. Foram nada menos do que 35 unidades entregues e que ainda estão em funcionamento: 16 hospitais-dia (unidades fixas permanentes), 9 anexos hospitalares e 10 unidades móveis.

A ampliação da Rede, aliás, é uma das principais propostas do candidato ao governo do Estado de São Paulo para a área da Saúde. Para Haddad, haverá um grande desafio a partir de 2023: desafogar as filas de espera para procedimentos médicos em função da pandemia do coronavírus. “Nós tínhamos um diagnóstico de que o SUS em SP exigia equipamentos complementares aos postos de saúde e aos hospitais gerais. O Estado precisa de mais UPAs e Hospitais da Rede Hora Certa, que atendem justamente a essa demanda”, reitera.

Abaixo, relembre outras entregas de Haddad para a Saúde na cidade de SP:

 

Novos hospitais

Entregou o Hospital Municipal Gilson Marques de Carvalho, na Vila Santa Catarina, com 271 leitos (antigo hospital particular Santa Marina, que foi comprado, reformado e equipado pela prefeitura). Inaugurado em 2015, começou a operar em janeiro de 2016.

Deixou duas unidades em obras (o Hospital de Parelheiros, inaugurado em março de 2018, por João Doria, e o Hospital de Brasilândia, inaugurado em outubro de 2020, por Bruno Covas). O Hospital de Parelheiros foi inaugurado em março de 2018, por João Doria, e o Hospital de Brasilândia foi inaugurado em outubro de 2020, por Bruno Covas.

Recuperou e adequou 9 hospitais municipais:

Hospital Municipal Alípio Correa Neto (Ermelino Matarazzo), Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (Jabaquara), Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio (Mooca), Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (M’Boi Mirim), Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouveia (Mooca), Hospital Municipal Dr. Mario Degni (Butantã), Hospital Municipal José Soares Hungria (Pirituba) e Hospital Municipal Prof. Waldomiro de Paula (Itaquera) e Hospital Municipal Tide Setubal (São Miguel).

Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Construiu 16 UBS (das quais 12 estavam em funcionamento no final da gestão) e deixou 14 unidades em obras. Importante lembrar que as gestões que sucederam FH concluíram as UBSs que estavam em obras.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

Implantou 3 UPAs (Vila Santa Catarina/Jabaquara, Campo Limpo e 26 de Agosto/Itaquera) e deixou 12 unidades em obras. Como nos casos das UBSs, as gestões seguintes “apenas” concluíram as UPAs que estavam em obras.

Atenção psicossocial

Implantou 6 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): CAPS Infantil São Remo; CAPS Álcool/Droga III Heliópolis; CAPS Adulto III Santo Amaro (CAPS Adulto II reclassificado); CAPS Adulto III São Mateus (CAPS Adulto II reclassificado); CAPS Álcool/Droga III São Mateus (CAPS AD II transformado); e CAPS Álcool/Droga III Itaquera (CAPS AD II transformado) Inaugurou também 14 Serviços de Residência Terapêutica.

Sistema SIGA/Prontuário Eletrônico

Desenvolveu e começou a implantar em 100 unidades de saúde o Prontuário Eletrônico, que disponibiliza as informações dos pacientes em tempo real para o planejamento e acompanhamento de atividades. O Prontuário Eletrônico está implantado em 51% das Unidades Básicas de Saúde do município (dados de 2021).

Da Redação da  Agência PT

https://haddadoficial.com.br/com-haddad-sp-ganhou-35-hospitais-da-rede-hora-certa-relembre-seu-legado-a-saude/

 

Posts recentes:

Arquivos

Pular para o conteúdo