A Central Única dos Trabalhadores fez manifesto contra o PL 4330 que regulamenta a terceirização. O texto também parabeniza e agradece a atuação dos movimentos no dia 08 de abril e chama os trabalhadores a mobilizar a população para participar dos atos previstos para o dia 15 de abril.
O Projeto de Lei 4330 foi aprovado no Congresso, os deputados do PT, Psol e do PC do B, o último com exceção de um deputado, votaram contra o projeto. A grande maioria dos deputados dos demais partidos votaram a favor, o resulado da votação ficou com 324 votos a favor e 137 contra. Diante da situação a CUT afirma que intensificará a atuação contra a aprovação do projeto.
Segue o manifesto da CUT na íntegra:
15 de abril – Dia Nacional de Paralisação
Todos e todas contra o PL 4330 da Terceirização
A Direção da CUT parabeniza todos/as os/as dirigentes e militantes dos sindicatos, Federações, Confederações e Estaduais que saíram às ruas, em todo o país, no dia 7 de abril, para protestar junto com a CTB, Intersindical e os movimentos populares contra o Projeto de Lei PL 4330. Em Brasília, a manifestação em frente ao Congresso Nacional enfrentou a repressão e a violência das tropas policiais, requisitadas pelo Presidente da Câmara, Deputado Eduardo Cunha que impediu o acesso dos/as trabalhadores/as à Casa, provocando ferimentos em vários/as de nossos/as bravos/as companheiros/as.
Sem ouvir nosso apelo, o Congresso retrógrado e dominado pelos interesses dos patrões aprovou na noite do dia 8 de abril, por 324 a 137 votos, o Projeto de Lei 4330 que retira direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e ameaça a liberdade e a organização sindical.
Estamos diante de um verdadeiro retrocesso na história das conquistas da classe trabalhadora. Na próxima semana, o projeto será submetido a emendas na Câmara dos Deputados e, posteriormente, encaminhado para o Senado. Em todo esse processo, a CUT intensificará a luta e a pressão no Congresso e nas ruas.
Considerando a gravidade da situação, conclamamos nossas bases para fazer em 15 de abril um Dia Nacional de Paralisação nos locais de trabalho em protesto contra o PL 4330.
Devemos articular a paralisação do dia 15 de abril com as categorias que estão em greve e construir, em todos os Estados, atividades conjuntas com movimentos populares parceiros, no final da tarde, em defesa dos direitos trabalhistas, da democracia, da reforma política, da democratização dos meios de comunicação, da Petrobrás e contra a corrupção e o retrocesso.
EM DEFESA DOS DIREITOS DA CLASSE TRABALHADORA
CONTRA O PL 4330
SOMOS FORTES! SOMOS CUT!
DIREÇÃO EXECUTIVA DA CUT