Em reunião realizada na última segunda-feira (21), a Frente Brasil Popular São Paulo definiu a agenda de atividades para os próximos dias para mobilização da sociedade em defesa da democracia e contra o golpe.
Na agenda, estão programados atos em universidades, manifestações em diferentes pontos do Estado e audiências públicas para discutir a atual conjuntura política.
Nesta quarta (23) haverá uma audiência pública para debater com os deputados estaduais a situação da educação no estado de São Paulo, como o pedido de investigação sobre o desvio dos recursos das merendas das escolas públicas. O encontro acontecerá na Assembleia Legislativa, a partir das 14h, e também abordará a reorganização silenciosa, a superlotação, gestão democrática e melhores salários e valorização dos profissionais da educação.
Também na quarta, a Frente estará presente no ato promovido pelos professores e estudantes da Universidade Mackenzie, com início de previsão às 18h. Com o nome de “Mackenzistas contra o Golpe: A história não se repetirá!”, a ação é mais uma resposta da comunidade acadêmica contra a crescente onda golpista que vive o Brasil. O ato ocorrerá na Rua Maria Antônio, que há 48 anos, no período da ditadura militar, foi palco de uma batalha entre estudantes.
Na quinta (24), o momento será de sair às ruas. A Frente Povo Sem Medo realiza na região oeste da capital a “Mobilização em Defesa da Democracia: a Saída é pela Esquerda”. Com concentração às 17h, no Largo da Batata, a manifestação irá até a sede da Rede Globo.
No dia 28, segunda, haverá a 4ª edição do Prêmio Heleieth Saffioti, com cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo. Dirigido a pessoas ou entidades que tenham se destacado em ações de combate à discriminação e na defesa dos direitos das mulheres, neste ano a homenagem será ao Centro Informação Mulher (CIM) e a jovem Lilith Cristina Passos Moreira, representando as estudantes feministas do estado de São Paulo do ano de 2015.
Já na semana seguinte, dia 4 de abril, o Comitê Estadual em Defesa das Estatais de São Paulo realiza o audiência pública na Alesp intitulado Ato em Defesa da Democracia e do Patrimônio Público: contra o PLS 555, a partir das 14 horas. O encontro terá a participação de Lindbergh Farias (RJ), um dos senadores que tem atuado pelas mudanças dos pontos polêmicos do Projeto de Lei do Senado (PLS) 555, conhecido como Estatuto das Estatais.
Confira, abaixo, a agenda completa de mobilização da Frente Brasil Popular São Paulo:
22/03 (terça-feira) – 19h30 – Ato em Defesa da Democracia em Piracicaba
Local: Teatro Unimep – Rodovia do Açúcar, s/n – Taquaral, Piracicaba
22/03 (terça-feira) – 17h – Grande Ato Pela Democracia em Campinas
Local: Em frente à Catedral de Campinas – Avenida Francisco Glicério, centro, Campinas/SP
23/03 (quarta-feira) – 16h – Encontro de Sindicalistas com a presença do ex presidente Lula
Local: Casa de Portugal – Avenida da Liberdade, 602, Liberdade, São Paulo/SP.
23/03 (quarta-feira) – 18h – Mackenzistas contra o Golpe: a história não se repetirá
Local: Rua Maria Antônia, em frente ao TUSP, na Consolação, centro/SP.
23/03 (quarta-feira) – 14h – Audiência Pública sobre Educação com enfoque na CPI da Merenda
Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera.
23/03 (quarta-feira) – Dia Nacional de Luta do Levante nas Escolas e Universidades em Defesa da Democracia.
24/03 (quinta-feira) – 16h – Grande Ato em Defesa da Democracia
Local: Concentração no Largo da Batata, com marcha até a Rede Globo (organizado pela Frente Povo Sem Medo).
26/03 (sábado) – Brigadas Populares contra o Golpe – MAB, CMP, Levante Popular estarão em seis pontos da cidade de São Paulo com carro de som e panfletagem.
28/03 (segunda-feira) – 19h – Prêmio Heleieth Saffioti 4ª edição
Ssessão solene e homenagem ao Centro Informação Mulher (CIM) e a jovem Lilith Cristina Passos Moreira
Local: Câmara Municipal de SP – Viaduto Jacareí, 100. Salão Nobre, 8º andar.
28, 29 e 30 de março – 30 Entidades do Movimento Negro irão para Brasília (DF), percorrer os gabinetes dos deputados pressionando contra o impeachment.
31/03 (quinta-feira) – Marcha Nacional de Mobilização
31/03 até 08/04 – Ato dos Pequenos Agricultores, em Brasília (DF), com a pauta “Em defesa da Democracia e Contra o Golpe”.
04/04 (segunda-feira) – 14h – Audiência Pública: Ato em Defesa da Democracia e do Patrimônio Público: contra o PLS 555 (com a presença do senador Lindbergh Farias – RJ)
Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera, no auditório Franco Montoro.
Abril – UMM (União do Movimento Moradia) realizará audiências públicas na ALESP e atos contra o Governo do estado.
Fonte: Rafael Silva – CUT São Paulo