A publicação traz uma abordagem inédita sobre a contribuição do empreendedorismo para a expansão e a sustentabilidade da classe média de 2001 até 2011, além de um panorama da geração de empregos da mobilidade social, entre outros aspectos
Dos seis milhões de postos de trabalho criados pelos empreendimentos brasileiros de pequeno porte entre 2001 e 2011, 95% são formais. A revelação é do levantamento “Empreendedorismo e Classe Média”, publicada na terceira edição do caderno “Vozes da Nova Classe Média”. O caderno será lançado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), nesta segunda-feira (29), às 10h, no Anexo I do Palácio do Planalto.
O evento é promovido em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O trabalho mostra a contribuição do empreendedor para a expansão da nova classe média brasileira. Um dos destaques é justamente o salto na formalização.
O ministro-chefe interino da SAE e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, será o anfitrião da cerimônia, enquanto o subsecretário de Ações Estratégicas da SAE, Ricardo Paes de Barros, apresentará o estudo em detalhes. Também estarão representados o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Caixa, o Sebrae e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Mobilidade social
A publicação traz uma abordagem inédita sobre a contribuição do empreendedorismo para a expansão e a sustentabilidade da classe média de 2001 até 2011, além de um panorama da geração de empregos da mobilidade social, entre outros aspectos.
Para traçar um comparativo entre a classe média e o empreendedorismo, os especialistas da SAE usaram dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD – IBGE) e do Sistema de Indicadores de Percepção Social, do Ipea (SIPS-Ipea), e mapearam o tamanho dessa população, seu perfil socioeconômico, comportamento e percepções de cenário.
Foram analisados, por exemplo, o número de autônomos, empregadores e empregados; quantos são formais ou informais; individuais, micro ou pequenos, e qual a presença de cada segmento nas classes sociais ao longo da última década.
A série “Vozes da Nova Classe Média” consiste em estudos periódicos que oferecem informações sobre a evolução, os valores, o comportamento e as aspirações da classe média brasileira, a fim de subsidiar a formulação de políticas públicas. A última edição apresentou um perfil detalhado daqueles que ingressaram no segmento nos últimos dez anos, com uma abordagem detalhada sobre a desigualdade, a heterogeneidade e a diversidade dessa classe social.