BRASIL: Vozes da Nova Classe Média é lançado nesta 2ª e mostra que 95% dos postos de trabalho criados de 2001 a 2011 são formais

 

A publicação traz uma abordagem inédita sobre a contribuição do empreendedorismo para a expansão e a sustentabilidade da classe média de 2001 até 2011, além de um panorama da geração de empregos da mobilidade social, entre outros aspectos

 
Por Portal Planalto e Ipea Segunda-feira, 29 de abril de 2013

Dos seis milhões de postos de trabalho criados pelos empreendimentos brasileiros de pequeno porte entre 2001 e 2011, 95% são formais. A revelação é do levantamento “Empreendedorismo e Classe Média”, publicada na terceira edição do caderno “Vozes da Nova Classe Média”. O caderno será lançado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), nesta segunda-feira (29), às 10h, no Anexo I do Palácio do Planalto.
O evento é promovido em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O trabalho mostra a contribuição do empreendedor para a expansão da nova classe média brasileira. Um dos destaques é justamente o salto na formalização.
O ministro-chefe interino da SAE e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, será o anfitrião da cerimônia, enquanto o subsecretário de Ações Estratégicas da SAE, Ricardo Paes de Barros, apresentará o estudo em detalhes. Também estarão representados o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Caixa, o Sebrae e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Mobilidade social
A publicação traz uma abordagem inédita sobre a contribuição do empreendedorismo para a expansão e a sustentabilidade da classe média de 2001 até 2011, além de um panorama da geração de empregos da mobilidade social, entre outros aspectos.
Para traçar um comparativo entre a classe média e o empreendedorismo, os especialistas da SAE usaram dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD – IBGE) e do Sistema de Indicadores de Percepção Social, do Ipea (SIPS-Ipea), e mapearam o tamanho dessa população, seu perfil socioeconômico, comportamento e percepções de cenário.
Foram analisados, por exemplo, o número de autônomos, empregadores e empregados; quantos são formais ou informais; individuais, micro ou pequenos, e qual a presença de cada segmento nas classes sociais ao longo da última década.
A série “Vozes da Nova Classe Média” consiste em estudos periódicos que oferecem informações sobre a evolução, os valores, o comportamento e as aspirações da classe média brasileira, a fim de subsidiar a formulação de políticas públicas. A última edição apresentou um perfil detalhado daqueles que ingressaram no segmento nos últimos dez anos, com uma abordagem detalhada sobre a desigualdade, a heterogeneidade e a diversidade dessa classe social.

 
 

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