Iniciativa faz parte da programação do evento que marca os dez anos de criação da SEPPIR e acontece em Brasília
Nesta quinta-feira (21) durante a programação em comemoração aos dez anos de criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR) e no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, os Correios lançam, em parceria com a SEPPIR, um selo da série “América – Luta contra a Discriminação Racial”. O evento acontece na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional de Brasília (DF), a partir de 10h.
O objetivo da Empresa de Correios e Telégrafos é “destacar a conscientização da valorização da população negra, parte importante da História do Brasil, sendo a luta contra a discriminação racial uma forma de promover a cultura da inclusão e da igualdade entre os homens” (Edital 2/2013-Correios).
Com arte de Ariadne Decker/Meik, o selo apresenta três rostos em perfil, simbolizando a diversidade racial. O perfil na cor preta se estende até a representação da luta contra a discriminação racial, ao centro da margem inferior. A figura do perfil colorido com estampas destaca pessoas negras em situação cotidiana, profissionais, família e atletas, em igualdade de oportunidades, caminhando sobre uma rampa que se transforma na faixa central da bandeira brasileira, representada ao lado direito do selo. No lado esquerdo da composição, o desenho do Congresso Nacional sob os símbolos da União Postal das Américas, Espanha e Portugal – UPAEP e da Organização das Nações Unidas – ONU.
Não é a primeira ação dos Correios em parceria com a SEPPIR. Em 2011, a entidade aderiu à Campanha Igualdade Racial é Pra Valer.
Programação
A programação do evento de 10 anos de criação da SEPPIR começa às 10h, com a composição da mesa e o lançamento do selo. Logo depois, acontece a estreia de um vídeo institucional, com os principais momentos históricos que antecederam a criação da secretaria, bem como, as iniciativas que marcaram a primeira década da institucionalização da promoção da igualdade racial no país.
A cantora Margareth Menezes apresenta um número musical e volta ao palco no final do evento, para nova apresentação.
Em seguida, o autor da novela Lado a Lado, João Ximenes e os atores Lázaro Ramos e Zezeh Barbosa, que atuaram no folhetim, serão homenageados pelos relevantes serviços prestados na difusão de questões que envolvem o enfrentamento ao racismo, no início do século XX, época em que a novela foi ambientada.
Também serão homenageados os ex-ministros da SEPPIR Matilde Ribeiro, Edson Santos e Elói Ferreira de Araújo.
Conferência Internacional
À tarde, acontece uma Conferência Internacional que inclui o Seminário Nacional Desenvolvimento, Democracia e Racismo, a partir de 14h, aberto ao público. E às 17h25, será assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre a SEPPIR e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com vistas ao estabelecimento de condições para a implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de estudos e pesquisas em áreas de interesse mútuo.
Programação do Seminário Nacional Desenvolvimento, Democracia e Racismo
14h – Abertura
14h15 – Debate: Incompatibilidade entre Racismo e Democracia: A construção do espaço político com a participação das negras e dos negros
Palestrantes Ministra da SEPPIR, Luiza Bairros Professor do Departamento de Políticas Sociais da Universidade da Filadélfia, Adolph Reed
15h40 – Debate: Desenvolvimento, Democracia e Racismo Composição da Segunda Mesa
Palestrantes Ministra da SEPPIR, Luiza Bairros Presidente do Instituto e Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, Marcelo Côrtes Néri Presidente do Banco Nacional do desenvolvimento – BNDES, Luciano Coutinho Associada Sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, Luana Gárcia Ozemela
Moderadora: Mônica Oliveira, Diretora de Programas da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas da SEPPIR/PR
17h25 – Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a SEPPIR e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, visando estabelecer condições à implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de estudos e pesquisas em áreas de mútuo interesse.
18h – Coquetel