Programa integra a Política Nacional de Saúde Bucal
Por Em Questao Secom
Segunda-feira, 13 de agosto de 2012
Lançado em 2004, o programa Brasil Sorridente – integrante da Política Nacional de Saúde Bucal – implantou, pela primeira vez, políticas e ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros. O aumento da oferta de serviços públicos de saúde bucal e de ações preventivas poupou a extração de 400 mil dentes, por ano, no País, de acordo com o Ministério da Saúde. No ano passado, foram realizados mais de 150 milhões de atendimentos odontológicos na rede pública.
Além dos consultórios odontológicos e das unidades móveis, o Brasil Sorridente está fazendo mutirões para levar o tratamento de dente ou a confecção de próteses às regiões onde vive a população mais pobre, áreas rurais e assentamentos por todo o País. A ação, que está ocorrendo em diversos estados, contribuiu para elevar em 85% a distribuição de próteses dentárias em 2011 em comparação com 2010 – de 183 mil para 340 mil próteses. A previsão é chegar a 400 mil unidades até o final do ano em 1.304 municípios.
“O Brasil Sorridente já é o maior programa de atendimento odontológico público e gratuito do mundo. Estamos investindo cada vez mais para que a população possa tratar dos dentes desde a infância até a idade adulta”, declarou a presidenta da República, Dilma Rousseff, no programa de rádio Café com a Presidenta, no último dia 6.